Meio Ambiente
7 de Novembro de 2025 às 15h40
Instituições criam grupo de trabalho para proteção da área da Beira Mar em Fortaleza (CE)
Atuação conjunta foi definida durante reunião realizada pelo MPF; órgão vai coordenar os trabalhos

Reunião definiu formação de grupo de trabalho. Foto: Ascom MPF/CE
Diferentes aspectos relacionados ao ordenamento da área da Beira Mar, em Fortaleza (CE), vão ser analisados por um grupo de atuação conjunta para a preservação do uso público devidamente compartilhado de toda a área, especialmente nas faixas de praia. A formação do grupo foi definida em reunião realizada nesta sexta-feira (7), na sede da unidade do MPF na capital cearense.
O grupo é formado por representantes do Ministério Público Federal (MPF), da Procuradoria da União (PU), da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), da Defensoria Pública da União (DPU), do governo do estado e de diferentes órgãos e secretarias da prefeitura de Fortaleza, especialmente pelas Secretarias Executivas Regionais II e XII.
A Beira Mar passou por uma grande obra de revitalização, com reordenamento de atividades e mudanças estruturais, que respeitaram um acordo judicial para a reforma desse importante espaço da cidade. Entretanto, uma fiscalização da SPU demonstrou descontrole na ocupação tanto do calçadão quanto da faixa de praia.
Entre as questões que serão analisadas pelo grupo interinstitucional estão, por exemplo, as concessões de permissões pela prefeitura e as diferentes atividades naquele trecho da orla. O procurador da República Alessander Sales destacou, durante a reunião, que uma das preocupações será buscar o respaldo legal para quem trabalha no local e evitar ocupações irregulares
Atualmente, a área da Beira Mar está sob a gestão patrimonial do município, que firmou um termo de adesão à gestão de praias com a SPU. Pelo acordo, cabe à prefeitura a fiscalização patrimonial e a elaboração do planejamento integrado desse espaço.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará
Informações à imprensa
fone: (85) 3266.7457
prce-ascom@mpf.mp.br
Fonte MPF


