Guardião do Futuro já está disponível nas principais plataformas de streaming — Ministério Público Federal em Mato Grosso

0
24

Meio Ambiente

17 de Novembro de 2025 às 19h15

Série de podcasts da campanha MPF: Guardião do Futuro já está disponível nas principais plataformas de streaming

São cinco episódios produzidos a partir da atuação do órgão em casos emblemáticos como as tragédias de Mariana e Brumadinho

Série de podcasts da campanha MPF: Guardião do Futuro já está disponível nas principais plataformas de streaming

Arte: Comunicação/MPF

O Ministério Público Federal (MPF) atua em todo o Brasil para garantir que as próximas gerações tenham o direito a um ambiente equilibrado, saudável e sustentável. Para mostrar um pouco desse trabalho, a campanha MPF: Guardião do Futuro, Protetor de Direitos reúne conteúdos em texto, áudio e vídeo.

O podcast #SouGuardiãoDoFuturo é um desses produtos e já está disponível nas principais plataformas de streaming (Spreaker, Deezer, Spotify, Amazon Music e Youtube). São cinco episódios que mostram um pouco desse trabalho com linguagem leve e acessível, para que a informação chegue às pessoas de todos os cantos do país.

A série especial foi produzida a partir de atuações emblemáticas em diferentes regiões do país. O material revisita casos que mostram como a instituição atua na proteção do meio ambiente, dos povos e comunidades tradicionais e dos direitos humanos. A pesquisa que deu origem aos episódios foi realizada pela equipe de Comunicação do MPF, a partir de documentos oficiais, registros e relatos.

Conheça um pouco mais dos cinco episódios da série:

A tragédia de Mariana – O episódio mostra a força e a resiliência de produtores rurais de regiões afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), há dez anos. Com o apoio do MPF, eles participam de um programa que une justiça, sustentabilidade e trabalho. Agora, a economia do leite volta a pulsar, com um selo que simboliza mais do que produção: representa compromisso com o futuro.

Existe floresta em SP – Uma das últimas áreas de floresta da Zona Sul de São Paulo estava sob ameaça da especulação imobiliária. Torres de luxo no lugar de árvores. Concreto no lugar da biodiversidade. O MPF atuou para impedir o avanço do desmatamento e proteger esse patrimônio natural. Preservar o meio ambiente dentro das grandes metrópoles é um desafio permanente, e também um alerta: o crescimento urbano precisa ser sustentável, garantindo o verde que faz diferença na qualidade de vida e na saúde das pessoas.

Brumadinho: a tragédia se repete – Quatro anos depois da tragédia em Mariana, uma nova barragem se rompeu, agora em Brumadinho, resultando em consequências ainda mais devastadoras. Os alertas não foram suficientes e, mais uma vez, foram ignorados. Novamente, o MPF teve que abrir caminhos em meio à destruição, cobrar punições, amparar direitos e estar ao lado de quem mais precisava: as pessoas que perderam familiares, amigos e bens.

Clima, território e sobrevivência – Povos originários no Sul da Bahia até hoje não possuem a garantia de serem os verdadeiros donos da terra em que habitam. A não demarcação desses territórios tradicionais indígenas é um problema grave, que ameaça essas populações diante do avanço do desmatamento e da especulação imobiliária. O MPF, em seu papel de protetor de direitos, tem atuado para que esse direito saia do papel e vire realidade.

Vida que brota da terra – Sessenta famílias reassentadas na Vila Laffayete, no sertão paraibano, enfrentavam um problema essencial: a falta de água. Sem água, não há trabalho, não há produção, não há dignidade. A autonomia produtiva foi perdida, e muitas pessoas passaram a depender de benefícios assistenciais. O MPF, em parceria com o Ministério Público Estadual e outros órgãos, atuou para garantir que a água saísse nas torneiras dessas famílias, já marcadas pelo deslocamento de seus lugares de origem.

Fonte MPF