Geral
26 de Novembro de 2025 às 17h30
Fórum Gaúcho defende proibição do herbicida 2,4-D
Nota em defesa da suspensão imediata foi assinada nesta terça-feira (25)

Foto ilustrativa: Canva
O Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA) divulgou, nesta terça-feira (25), uma nota em defesa da imediata suspensão da comercialização e do uso do herbicida 2,4-D (ácido 2,4-diclorofenoxiacético) em todo o Rio Grande do Sul. O documento, assinado pelo coordenador-geral do FGCIA, o procurador do Trabalho Noedi Rodrigues da Silva, aponta o produto — um dos mais antigos ainda em uso — como uma ameaça sistêmica à saúde pública, ao meio ambiente e a outras cadeias produtivas.
A Nota refere a comprovação de danos em cultivos sensiveis, como parreiras e oliveiras, a presença de resíduos do 2,4d em amostras de água e contaminação em terras indígenas, comunidades quilombolas e áreas onde praticada a agroecologia.
Ressalta ainda que estudos indicam a associação do 2,4D a graves problemas de saúde, como câncer e alterações genéticas.
A procuradora da República Ana Paula Carvalho de Medeiros, coordenadora adjunta do FGCIA, destaca que o crescimento do uso do 2,4D é associado ao aumento da área de plantação de soja no Estado, e que o 2,4D tem alta volatilidade, atingindo áreas distantes do local da aplicação.
O agrotóxico foi uma das pautas debatidas em audiência pública realizada pelo FGCIA no município de Bagé, em outubro.
O Fórum defende, além da imediata suspensão da comercialização e uso do agrotóxico no Rio Grande do Sul, a proibição do produto no país, a implementação de políticas públicas de incentivo à agroecologia, e o fortalecimento da fiscalização e monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos e no meio ambiente.
O FGCIA – O Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos é uma iniciativa interinstitucional liderada pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público Estadual (MPRS). Atualmente, o Fórum conta com a participação de 82 entidades, incluindo órgãos governamentais, entidades da sociedade civil, instituições de ensino, conselhos de políticas públicas, conselhos profissionais e sindicatos.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Telefone MPF: (51) 3284-7200
Telefones ASCOM: (51) 3284-7200 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS
Fonte MPF

