Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos visita agrofloresta em Nova Santa Rita, no RS — Procuradoria da República no Rio Grande do Sul

0
28

Meio Ambiente

28 de Março de 2025 às 14h2

Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos visita agrofloresta em Nova Santa Rita, no RS

Sistemas agroflorestais combinam árvores com culturas agrícolas, permitindo conciliar a atividade produtiva com a conservação do meio-ambiente

Integrantes do FGCIA com o senhor Olímpio dentro da agrofloresta em Nova Santa Rita sorriem para a câmera


Fotos: MPF/RS

O Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA) realizou uma visita técnica a uma agrofloresta no assentamento Itapuí Meridional, em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, como parte da programação da primeira reunião realizada este ano. O encontro ocorreu no último dia 14, na Sede da Associação dos Juízes do RS (Ajuris), na capital.

Durante a visitação, as procuradoras da República Suzete Bragagnolo e Ana Paula Carvalho de Medeiros, ao lado do procurador do Trabalho Noedi Rodrigues da Silva – integrantes da coordenação do Fórum – puderam conhecer de perto a iniciativa, que é um sistema que combina árvores, cultivos agrícolas e animais em um mesmo espaço, preservando a biodiversidade e garantindo a produção sem o uso de agrotóxicos.

O grupo do Fórum foi recebido por Olímpio Bobzik e Azilda Ristow. Eles trabalham no local, mantendo uma diversidade de cultura agroecológica, como morangos, aipim, banana, cana de açúcar e ervas medicinais. Olímpio referiu que a nascente de água que existe no lote era imprópria para consumo quando foi instituído o assentamento, e a agrofloresta a transformou em uma fonte de água potável.

Suzete e Ana Paula esclarecem que a visita objetivou proporcionar aos participantes a experiência de conhecer a produção sustentável de uma agrofloresta. “Os sistemas agroflorestais combinam árvores com culturas agrícolas”, destacam as procuradoras, “o que permite a conciliação da atividade de produção de alimentos livres de agrotóxicos com a conservação do meio ambiente”.

Os integrantes do FGCIA também acompanharam, no mesmo dia 14, a apresentação do “Projeto IA aeroagrícola”, por servidores do Ministério da Agricultura (MAPA). Trata-se de uma iniciativa visando à melhoria da fiscalização da pulverização de agrotóxicos por via aérea.

Iniciativa multidisciplinar – O Fórum Gaúcho de Combate ao Impacto dos Agrotóxicos é uma iniciativa multidisciplinar que reúne entidades como o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Estadual (MPRS) para combater os efeitos danosos de produtos agrotóxicos para a população e os recursos naturais.

Formado por 80 instituições, é coordenado pelo procurador do Trabalho Noedi Rodrigues da Silva, tendo como adjuntas as procuradoras da República Ana Paula Carvalho de Medeiros e Suzete Bragagnolo (MPF), a procuradora de Justiça Ana Maria Moreira Marchesan (MPRS), além do engenheiro agrônomo Leonardo Melgarejo, representante da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA).

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Telefone MPF: (51) 3284-7200
Telefones ASCOM: (51) 3284-7200 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS



Fonte MPF