Famecal reúne lideranças comunitárias no MPF para diálogo e fortalecimento da atuação em defesa dos cidadãos — Procuradoria da República em Alagoas

0
1

Direitos do Cidadão

5 de Maio de 2025 às 13h35

Famecal reúne lideranças comunitárias no MPF para diálogo e fortalecimento da atuação em defesa dos cidadãos

Com apoio do Ministério Público e da DPE, entidade busca aproximar instituições públicas das comunidades de Maceió

Registro fotográfico dos participantes ao final do evento


Foto: Comunicação MPF/AL

Na manhã desta segunda-feira (5), o auditório do Ministério Público Federal (MPF) foi palco do evento Engajando Lideranças Comunitárias, promovido pela Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas (Famecal), com apoio do MPF, do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) e da Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL). A atividade reuniu representantes de comunidades, com o objetivo de fortalecer o diálogo entre as lideranças e as instituições públicas.

Durante o encontro, a presidente da Famecal, Siverônia Galdino, destacou a importância da união entre os movimentos comunitários e os órgãos de defesa de direitos para garantir avanços sociais nas periferias e zonas rurais.

FamecalO procurador regional dos direitos do cidadão em Alagoas, Bruno Lamenha, parabenizou os presentes pelo Dia Nacional do Líder Comunitário, celebrado neste 5 de maio, e ressaltou o papel fundamental dessas lideranças na construção da democracia e na promoção dos direitos fundamentais.

“Os líderes comunitários são o coração pulsante da democracia. São os olhos das instituições públicas nas comunidades, ajudando a identificar e encaminhar demandas urgentes”, afirmou o procurador. “Mesmo quando o MPF não tem atribuição direta, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão pode atuar na promoção dos direitos humanos e dar os encaminhamentos cabíveis.”

Famecal

Lamenha também compartilhou um exemplo de atuação conjunta: “Desde 2023 temos uma atuação forte sobre os casos de meningite em Alagoas, a partir da denúncia de um conselheiro municipal de educação. Isso mostra como a participação de vocês é essencial”.

Para ele, o encontro marca um novo momento na relação com as comunidades. “Este é apenas o começo. Queremos ampliar esse canal de diálogo, promover capacitações mútuas e acompanhar de forma conjunta os casos de interesse das comunidades. Estamos à disposição”, completou.

O defensor público Isaac Souto também parabenizou os líderes presentes e apresentou os principais serviços oferecidos pela Defensoria Pública, com destaque para programas voltados à assistência integral e gratuita à população vulnerável.

Famecal

O evento contou ainda com uma homenagem à líder comunitária Maria Pau Ferro, em reconhecimento à sua trajetória de luta e mobilização social. 

Representando a startup Revolck, Pedro Paulo Siqueira apresentou uma solução tecnológica desenvolvida para auxiliar associações comunitárias na gestão de dados dos associados. A plataforma permite reunir informações como prontuário familiar, registros socioassistenciais (PAIF, PIA, entre outros), além de gerar indicadores, relatórios em tempo real e dados georreferenciados para orientar políticas públicas.

A atividade marca o início de uma agenda de aproximação entre lideranças populares e instituições públicas, com o compromisso de fortalecer a defesa de direitos nas comunidades alagoanas.

 Famecal

 

Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República em Alagoas

(82) 2121-1485/9.9117.4361

pral-ascom@mpf.mp.br

twitter.com/mpf_al

 

Atendimento ao cidadão

(82) 2121-1400



Fonte MPF