Geral
8 de Outubro de 2025 às 14h10
Exposição “Ponto de Vista e Luz” chega ao Memorial MPF em 9 de outubro
Visitação é aberta ao público em geral, de segunda a sexta, das 13h às 17h; grupos precisam agendar
Arte: Comunicação/MPF sobre obra que compõe a exposição
A exposição “Ponto de Vista e Luz” estará aberta à visitação de 9 de outubro a 18 de novembro, no Memorial MPF, na Procuradoria-Geral da República (PGR). Ao todo, serão expostas 20 pinturas do artista Juné Ferreira. A exposição é aberta ao público e o agendamento de visitas em grupo deve ser feito pelo e-mail pgr-memorialmpf@mpf.mp.br. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 13h às 17h.
A exposição tem natureza interativa: o público recebe uma lanterna de luz negra, com a qual as obras podem ser vistas de um modo diferente. Munido de uma lanterna de luz negra, o público é convidado a se tornar co-autor da experiência, revelando um universo invisível, antes oculto sob a luz ambiente. Detalhes, palavras, novos elementos e outras narrativas emergem. Elas transformam cada obra e convidam o espectador a refletir sobre a multiplicidade dos pontos de vista.
Com uma estética de cores vibrantes e traços fortes, as obras revelam narrativas sobre o ser, o tempo e a importância do agora. As figuras retratadas são variadas: vão de rostos estilizados a animais-símbolos da fauna brasileira, como a onça-pintada e o lobo-guará.
Sobre a mostra – A exposição “Ponto de Vista e Luz” é um mergulho no universo do artista Juné Ferreira, um convite a explorar a dualidade da existência humana. Com o pincel, o artista busca capturar a essência fugaz do tempo, um lembrete de que o ‘agora’ é o único momento que verdadeiramente possuímos. As obras são um espaço para a descoberta e também para o assombro, além de um lembrete de que a visão da superficialidade pode mudar quando se olha sob uma nova luz.
Sobre o artista – Juné Ferreira é um artista plástico de São Paulo. Sua arte, em estilo Neoexpressionista, tem como inspiração o ser humano e a existência. As principais técnicas utilizadas pelo artista são pintura em telas, papel fineart e outras experiências com recicláveis, madeira e pedra. Ele também faz arte digital seguindo a mesma identidade visual para impressão em papel fineart. Todas as obras são assinadas e têm certificado de autenticidade, além de certificados digitais (NFTs) com vendas concluídas.
Juné participou de diversas exposições e salões de arte. Entre as participações mais recentes, está o Salão de Arte de Ubatuba (2023), onde recebeu o Prêmio de Menção Honrosa. Em 2023, também integrou a mostra Reflexões, na A Galery, em Ubatuba, além de competir na Art Battle – Edição 72, em 2023. Em 2022, participou da seletiva da Art Battle e do projeto Território das Artes, em Araraquara. Em anos anteriores, o artista participou da Exposição Bunkyo Liberdade (2020) e das edições da Expoarte SP em Vila Madalena (2019) e Pinheiros (2018), reafirmando seu compromisso contínuo com a produção e difusão artística.
Edital de Inscrições para exposições – Até 20 de outubro, estão abertas as inscrições para o Programa de Exposições Temporárias e Lançamento de Livros de 2026, que irão compor o calendário cultural no Memorial do MPF, na Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília. A seleção é regida pelo Edital SG/MPF nº 22, de 27 de junho de 2025. Confira informações adicionais na matéria. A exposição “Ponto de Vista e Luz” faz parte da seleção do edital do ano passado para as exposições deste ano.
Serviço – Exposição Ponto de Vista e Luz
Abertura: 9 de outubro, às 13h
Período de exibição: até 18 de novembro
Local: Memorial MPF (Procuradoria-Geral da República, SAF Sul, Quadra 4, Conjunto C)
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h (agendamento de visitas em grupo pelo e-mail pgr-memorialmpf@mpf.mp.br).
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
x.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF