Cooperação Internacional e Criminal
24 de Outubro de 2025 às 18h37
Especialista do MPF participa de conferência na Europa sobre ciberviolência de gênero
Neide Cardoso expõe ações do órgão em evento do Conselho da Europa, em Montenegro

Fonte: acervo pessoal
O Ministério Público Federal (MPF) participou da Conferência Internacional sobre Combate à Ciberviolência contra Mulheres, organizada pelo Conselho da Europa em Budva (Montenegro) em 23 e 24 de outubro. A procuradora regional Neide Cardoso de Oliveira (PRR2) representou o MPF e compartilhou o panorama da legislação brasileira e a experiência do MPF ao enfrentar a violência digital de gênero, tema de atenção crescente no cenário global.
A procuradora deu a palestra “Brazilian Legislation on Gender-based Cyberviolence and Prosecution Service”, que abordou a legislação no Brasil contra a ciberviolência de gênero e o respectivo trabalho do MPF. Em sua fala, Neide Cardoso de Oliveira detalhou estratégias usadas para investigar e responsabilizar autores de crimes virtuais contra mulheres, destacando o papel do MPF neste tipo de persecução. Além da procuradora, o Brasil foi representado pela desembargadora estadual Luciane Bortoleto (TJ/PR e CNJ), que tratou de cooperação internacional no enfrentamento dessa violência no ambiente digital.
A participação para o intercâmbio de práticas internacionais foi apoiada pela Secretaria de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral da República (SCI-PGR) em prol do aprimoramento do combate à ciberviolência, compartilhando conhecimento e mecanismos de cooperação.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 2ª Região (RJ/ES)
Tel.: (21) 3554-9003/9199
Twitter: @mpf_prr2
Fonte MPF


