ESMPU e ONU Mulheres promovem seminário sobre Orçamento Sensível a Gênero — Procuradoria da República em Pernambuco

0
29

Fiscalização de Atos Administrativos

12 de Setembro de 2024 às 12h40

ESMPU e ONU Mulheres promovem seminário sobre Orçamento Sensível a Gênero

Inscrições estão abertas até a próxima segunda-feira (16)

imagem sobre evento intitulado "Orçamento Sensível a Gênero: integrando a perspectiva de igualdade nas finanças públicas", que ocorrerá de 23 a 27 de setembro, das 9h às 18h. Há logos de apoio da ANPR, da ESPMU e da ONU Mulheres. O fundo contém uma silhueta de perfil preenchida por diversas figuras humanas estilizadas, representando diversidade de gênero e etnias.


Arte: ESMPU

Estão abertas, até a próxima segunda-feira (16), as inscrições para o Seminário “Orçamento Sensível a Gênero: integrando a perspectiva de igualdade nas finanças públicas”, iniciativa da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e da ONU Mulheres, que conta com o apoio da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). O evento será de 23 a 27 de setembro, em Brasília (DF), com transmissão ao vivo pelo YouTube. A procuradora da República Silvia Regina Pontes Lopes será uma das painelistas.

A atividade será híbrida no primeiro dia, ou seja, ocorrerá presencialmente na sede da ESMPU, em Brasília (DF), e com transmissão pelo canal da ESMPU no YouTube. Nos demais dias, será somente virtual, com transmissão pelo canal do YouTube. A orientadora pedagógica é a subprocuradora-geral da República Samantha Chantal Dobrowolski.

O objetivo da atividade é debater perspectivas acadêmicas, experiências nacionais e internacionais, aspectos tributários, contábeis, orçamentários, federativos e de transparência e participação social, bem como monitoramento, avaliação e controle sobre Orçamento Sensível a Gênero. O seminário pretende tratar, também, sobre Políticas Públicas Transversais e sobre o Plano Plurianual 2024-2027 e seus reflexos no orçamento da União. Confira a programação.

Entre os temas abordados nos painéis estão impactos de marcadores orçamentários na participação da mulher na política, aspectos contábeis, transparência e transversalidade nas políticas públicas e no Orçamento. Além disso, o seminário trará experiências internacionais no que tange à igualdade de gênero na perspectiva orçamentária. Como o seminário contará com a participação de conferencistas internacionais, haverá tradução simultânea para o português. Para o público estrangeiro, haverá uma transmissão específica com tradução em inglês.

Está previsto, ainda, o talk show “Uma conversa global: caminhos para ampliar o empoderamento feminino”, com participação de integrantes da ONU Mulheres e do MP. A conversa, mediada pela jornalista especializada em Economia e Política do PlatôBR Sheila D’Amorim, ocorrerá no dia 23 de setembro, às 17h.

O seminário contará com a presença dos seguintes membros do Ministério Público Federal (MPF): subprocuradora-geral da República Eliana Torelly (secretária-geral do MPU); procuradora regional da República Raquel Branquinho (diretora-geral da ESMPU); procuradora da República Nathália Mariel (coordenadora adjunta da Comissão ANPR Raça da ANPR); procuradora da República Silvia Regina Pontes Lopes (coordenadora dos Subgrupos de Trabalho Métodos de Compras Públicas e Gestão Orçamentária e subcoordenadora do Grupo de Trabalho de Saúde da 1ª Câmara de Coordenação e Revisão da Procuradoria-Geral da República) e Nicolao Dino (procurador Federal dos Direitos do Cidadão).

Consulte o edital e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail saac@escola.mpu.mp.br para receber mais informações.

 (com informações da ESMPU)

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco
(81) 2125-7300
prpe-ascom@mpf.mp.br
http://www.twitter.com/mpf_pe
http://www.facebook.com/MPFederal



Fonte MPF