escuta pública discutirá a qualidade da educação em Amaralina (GO) — Procuradoria da República em Goiás

0
1

Direitos do Cidadão

27 de Agosto de 2025 às 0h50

MPEduc: escuta pública discutirá a qualidade da educação em Amaralina (GO)

O evento será realizado em 27 de agosto, na Câmara de Vereadores do município, localizada na Avenida Antônio Alípio Dias, no Centro

A imagem mostra o logotipo do programa MPEduc.

Na parte superior, há três formas geométricas sobrepostas:

um quadrado verde,

um círculo laranja com um sorriso branco estilizado,

e um semicírculo/forma arredondada roxa.

A sobreposição cria áreas em tons misturados, transmitindo ideia de integração e colaboração.

Abaixo, em letras grandes e estilizadas, está escrito “MPEduc”, em preto, com destaque no “MP” em negrito e no “E” com um design diferenciado.

Logo abaixo, aparece o slogan em letras menores:
“Ações que transformam o futuro”.

O fundo é em tom claro, levemente bege.


Arte: Comunicação/MPF

O Ministério Público Federal (MPF), em parceria com o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), realizará escuta pública para discutir a qualidade da educação básica em Amaralina, em Goiás. O evento será realizado no dia 27 de agosto, às 9h, na Câmara de Vereadores do município (Avenida Antônio Alípio Dias, no Centro). O objetivo principal é apresentar o projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) e inserir a sociedade na discussão sobre o tema. A escuta pública também será um espaço para apresentar o panorama da educação básica no município.

O projeto Ministério Público pela Educação tem por objetivos principais fiscalizar a execução de políticas públicas de educação; verificar a existência e efetividade dos conselhos sociais com atuação na área de educação; e levar ao conhecimento do cidadão informações essenciais sobre seu direito a uma educação de qualidade e seu dever para que esse serviço seja adequadamente ofertado.

Como funciona – De maneira simplificada, o MPEduc é realizado em três etapas:

1. Diagnóstico das condições do serviço de educação ofertado pelas redes públicas de ensino básico;
2. Apresentação de medidas corretivas aos gestores públicos; e
3. Prestação de contas à sociedade das providências adotadas e dos resultados obtidos.

A primeira fase consiste em colher informações sobre diversos aspectos das escolas, como alimentação, transporte, aspectos pedagógicos, inclusão, estrutura física e outros; e sobre o funcionamento dos conselhos sociais: Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e o Conselho de Acompanhamento e Controle Social, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (CACS-FUNDEB).

As informações para auxiliar na atuação dos procuradores que atuam no MPEduc são obtidas por meio do preenchimento eletrônico de questionários, a serem respondidos por representantes das escolas e dos conselhos e pelo gestor municipal; de escutas públicas com a participação da sociedade; e de visitas às escolas.

Os dados são analisados e convertidos em um diagnóstico da rede escolar. Com base nesse diagnóstico, o Ministério Público adotará as providências que entender necessárias para que os problemas sejam solucionados. Ao final dos trabalhos, são promovidas novas escutas públicas para informar à sociedade sobre todas as providências adotadas e os resultados obtidos.

Projeto MPEduc em Amaralina (GO)
Data: 27 de agosto de 2025
Horário: 9h
Local: Câmara de Vereadores de Amaralina (GO)
Endereço: Avenida Antônio Alípio Dias, 3, Centro
Saiba mais sobre o projeto em www.mpeduc.mp.br

Fonte MPF