Geral
20 de Agosto de 2025 às 15h20
Equipamentos de informática, mobiliários e livros doados pela PRR5 beneficiam três entidades
Foram contemplados a Universidade Federal da Paraíba, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e a Coocencipe, cooperativa de catadores de materiais recicláveis
Foto: Ascom PRR5
A Procuradoria Regional da República da 5ª Região (PRR5) realizou, na última terça-feira (19), a doação de mais de 1.800 bens ociosos e antieconômicos à Universidade Federal da Paraíba, ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e à Coocencipe, cooperativa de catadores de materiais recicláveis. Dentre os itens, foram doados móveis, livros e equipamentos de informática. A entrega aconteceu na sede da PRR5, no bairro da Ilha do Leite, no Recife.
O capitão Nivaldo Gonçalves, que representou o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco na ocasião, destacou a importância do recebimento de equipamentos como aparelhos de ar-condicionado, computadores, nobreaks e tablets, dentre outros. “Os itens vão ajudar bastante no nosso trabalho administrativo. O Corpo de Bombeiros não é só operação na rua, no socorro de vítimas, mas também é de planejamento no dia a dia”, ressaltou. “O material doado vai auxiliar na ampliação da nossa cobertura estratégica e trazer mais conforto para os militares na equipe de planejamento”, complementou.
O diretor do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (Campus Areia), professor Bruno Dias, viajou mais de 200 km para receber itens como monitores, HDs externos, tablets. nobreaks, impressoras, notebooks, cadeiras giratórias, câmeras de segurança, cafeteiras e poltronas, dentre outros. “Esses equipamentos vão auxiliar na modernização do nosso laboratório acadêmico e melhorar as nossas atividades administrativas”, frisou.
Já a Coocencipe recebeu mais de 1.400 livros. “Esse material, que muitas vezes as pessoas jogam fora, poderá ser renovado e melhor destinado”, pontuou Alexandre Francisco, um dos integrantes da cooperativa. Com atuação nas cidades de Recife e Olinda, a organização realiza a coleta em empresas, instituições e condomínios, e faz o processo de triagem, separação e destinação dos materiais que serão reciclados.
Aproveitamento dos recursos públicos – O procurador-chefe da PRR5, Rafael Ribeiro Nogueira Filho, destaca que o desfazimento de bens beneficia outras entidades e proporciona melhor aproveitamento do dinheiro público. “Fico muito satisfeito em saber que os bens serão úteis a essas instituições. A aplicação correta dos recursos públicos não se encerra com a aquisição dos bens e deve ser observada também no momento de sua destinação final”, ressalta.
O presidente da Comissão de Desfazimento da PRR5, Walter Lima, mencionou que os bens ociosos estão em bom estado de conservação e perfeitas condições de uso, mas não estavam sendo utilizados pela Procuradoria. Já os antieconômicos ainda têm utilidade, mas são custosos.
Os itens foram anunciados para doação por meio dos Editais de Desfazimento nº 2/2025 e nº 3/2025, publicados em 15 de julho deste ano, no Diário do Ministério Público Federal Eletrônico. A iniciativa tem como objetivo dar destino ao patrimônio que a PRR5 não está mais utilizando, mas que pode ser útil para outras instituições. Participaram da seleção um total de dez entidades.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco
Telefones: (81) 2121.9823 / 2121.9824 / 2121.9894
Celular / WhatsApp: (81) 9.9213.9334 – apenas para atendimento a jornalistas (de segunda a sexta, das 10h às 17h)
E-mail: prr5-ascom@mpf.mp.br
Twitter: MPF_PRR5
Fonte MPF