Combate à Corrupção
28 de Maio de 2024 às 16h30
Encontro dos Gaecos em Mato Grosso fortalece aproximação entre o MPF e os MPs Estaduais
Primeira edição do evento, promovido pela unidade de Mato Grosso, contou com adesão de vários Gaecos do MPF
Foto: Marymila Mendes/Comunicação/MPF/MT
O Encontro Mato-grossense de Capacitação em Combate ao Crime Organizado, direcionado ao aperfeiçoamento da expertise dos membros atuantes na área de repressão ao crime organizado, bem como dos promotores de Justiça e membros da força de segurança que atuam nos Gaecos, foi encerrado nesta sexta-feira (24/5), em Cuiabá.
Por meio de uma gravação de vídeo, o procurador-geral da República, Paulo Gonet ressaltou a importância do combate ao crime organizado, que é uma das prioridades de sua gestão. “Agradeço a presença de todos e ressalto a importância deste tema, que é foco da atual gestão. O combate às organizações criminosas é prioritária para o MPF, e o que nós vemos é que sem essa atuação firme, coordenada, visando resultados eficientes do Ministério Público para combater as organizações criminosas, o Estado Democrático de Direito corre sério risco”.
O evento teve uma programação de quatro dias e contou com ampla adesão dos procuradores que atuam em Gaecos dos outros estados, bem como dos membros do Ministério Público Estadual de Mato Grosso (MP/MT).
Cooperação – “O encontro foi um sucesso. O conteúdo das palestras foi muito relevante para nossa atuação institucional, Além disso, esse encontro permitiu aproximação com o MP Estadual e com os colegas que atuam nos Gaecos de outras unidades do MPF. Com isso, tivemos a oportunidade de debater problemas comuns, e de buscar soluções em conjunto”. A avaliação é da coordenadora do Gaeco do Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso, a procuradora da República Thereza Luiza Fontenelli Costa Maia.
Segundo Thereza Fontenelli, “o evento também aproximou servidores e membros da Procuradoria em MT, e eu acredito que esse resultado só foi possível graças ao empenho conjunto, integração e união dos servidores e membros do MPF e dos colegas do MPE”.
O procurador-chefe substituto do MPF em Mato Grosso, Erich Raphael Masson, ressaltou a natureza da capacitação. “A capacitação, construída em conjunto com o MP/MT, foi pautada na cooperação, união e apoio mútuo.” Ele ainda ressaltou que “no encontro, membros dos Gaecos do MPF de vários estados do Brasil e do MP Estadual puderam aperfeiçoar seus conhecimentos sobre temas como inteligência, investigação, entrevista e cyberpesquisas”.
“O encontro ainda permitiu estreitar as relações com o Gaeco do MP de Mato Grosso, que demonstra excelência em seus trabalhos por mais de 20 anos. Tais ferramentas são essenciais para o efetivo combate às organizações criminosas”, concluiu Erich Masson.
“Ações coordenadas entre as instituições que atuam na segurança pública, treinamentos e palestras foram algumas das atividades pensadas pela Secretaria Estadual (SE) para aperfeiçoar e aprimorar as atividades desenvolvidas pelos Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado de diversas unidades da federação”, explicou o secretário estadual do MPF em Mato Grosso, Francisco Pimenta.
“O combate ao crime organizado é um tema que leva todos nós, enquanto cidadãos, a desejar que as instituições sejam cada vez mais fortes neste papel. E quando fomos desafiados a promover este encontro, toda a equipe se comprometeu com o trabalho, na certeza de que estamos fazendo parte de algo muito maior. O sucesso alcançado é o resultado da nossa vontade de fazer a diferença. E a instituição pode ter certeza que estamos prontos pra novos desafios”, concluiu Pimenta.
O promotor de Justiça Mauro Zaque, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP/MT), também ressaltou que “o evento foi bastante produtivo, uma vez que, além de trabalhar a capacidade técnica para enfrentamento às organizações criminosas, promoveu a integração das instituições que atuam diariamente com esta questão. Possibilitou ainda o desenvolvimento de um Sistema de Inteligência Tática que trará ganho expressivo para o desempenho das instituições nesse enfrentamento”.
Os Gaecos – Segundo a coordenadora do Gaeco que atua em âmbito federal em Mato Grosso, Thereza Fontenelli, a capacitação foi pensanda levando em consideração a importância dos integrantes dos Gaecos para a produção de informações relevantes para a formação de provas, e conhecimento de inteligência no assessoramento da autoridade na tomada de decisões afetas à competência do grupo especial.
Os Gaecos são grupos permanentes prontos para auxiliar membros do MPF responsáveis por grandes casos e investigações complexas. É responsável por coordenar ações e forças-tarefas destinadas à prevenção, investigação e combate ao crime organizado e às atividades ilícitas especializadas e, promove e acompanha investigações e intercâmbio de informações com órgãos de inteligência e investigação.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal
Procuradoria da República em Mato Grosso
saj.mpf.mp.br
(65) 3612-5133
Fonte MPF