Geral
15 de Abril de 2025 às 16h8
Em Porto Velho (RO), procuradores visitam três universidades para incentivar estágio no MPF
Mais de 600 alunos participaram das palestras e dialogaram com procuradores sobre atuação finalística do órgão
Foto: MPF/RO
Os procuradores da República Ivanna Pessôa Moura Costa, Gabriel de Amorim Silva Ferreira, Leonardo Trevizani Caberlon e Reginaldo Pereira da Trindade ministraram palestras em três instituições de ensino superior em Porto Velho, reunindo mais de 600 estudantes de Direito em uma programação especial intitulada “MPF por dentro: estagie, participe e conheça”.
A iniciativa começou no Centro Universitário São Lucas, no dia 26 de março, seguiu pela Faculdade Unisapiens, em 3 de abril, e finalizou na Universidade Federal de Rondônia (Unir), em 7 de abril. Durante as apresentações, os procuradores dividiram suas trajetórias estudantis e profissionais, ofereceram dicas sobre a carreira jurídica, ampliando conhecimento aos futuros profissionais do Direito.
Os procuradores explicaram como funciona o estágio no Ministério Público Federal, destacando as áreas de atuação da instituição e incentivando a participação dos estudantes no concurso de estágio, como uma porta de entrada para vivenciar a prática jurídica e contribuir com o trabalho em defesa da sociedade.
A procuradora Ivanna Pessôa abordou a área criminal, exemplificando casos genéricos de atuação e causando a reflexão em como analisar e construir peças jurídicas a partir das informações fornecidas. Já o procurador Gabriel de Amorim falou sobre a temática ambiental, tanto no aspecto cível como criminal, explicitando casos de repercussão recente no estado, como os búfalos do Vale do Guaporé, a seca extrema e as queimadas de 2024 em Rondônia.
Os procuradores Leonardo Caberlon e Reginaldo Trindade falaram a respeito da temática indígena. Caberlon atua junto aos povos indígenas da região de norte de Rondônia, como os Karitianas, Karipuna, Canoê e Oro Nao. Trindade atuou durante sete anos com os indígenas Cinta Larga, de 2007 a 2014.
Já o procurador Raphael Bevilaqua abordou os temas relacionados à Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, que atua na proteção dos direitos fundamentais, como saúde, educação, respeito à diversidade, entre outros temas.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Rondônia
(69) 3216-0511 / 98431-9761
prro-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/ro
Twitter: @MPF_RO
Fonte MPF