Em Canápolis (MG), MPF realizou audiência pública para discutir situação das escolas e da educação — MPF-MG de 1º grau

0
86

Fiscalização de Atos Administrativos

13 de Maio de 2024 às 15h0

Em Canápolis (MG), MPF realizou audiência pública para discutir situação das escolas e da educação

Debate incluiu o não pagamento do piso nacional do magistério, a participação da família na escola e o acolhimento de alunos com deficiência

Fotografia de uma platéia de pessoas sentadas dentro de um galpão


Audiência pública do MPEduc em Canápolis, em 08/05/2024. Foto: Comunicação MPF

Em audiência pública realizada no último dia 8 de maio, em Canápolis (MG), o Ministério Público Federal (MPF) dialogou com representantes do Poder Público, pais e professores sobre a situação das escolas e da educação básica no município de 10.608 habitantes (Censo IBGE 2022). O evento integra a primeira etapa do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), iniciativa que tem por objetivos principais fiscalizar a execução de políticas públicas de educação, verificar a existência e efetividade dos conselhos sociais com atuação na área de educação, e levar ao conhecimento do cidadão informações essenciais sobre seu direito a uma educação de qualidade e seu dever para que esse serviço seja adequadamente ofertado.

Procurador da República falando ao microfone em audiência pública do MPEduc em CanápolisConduzido pelo procurador da República Gustavo Kenner Alcântara, que coordena o projeto em Minas Gerais, o evento contou com a participação do procurador da República Onésio Soares Amaral e da promotora de Justiça Silvânia Costa; do prefeito Enivander Alves de Morais e do vice-prefeito Tolendal Bittencourt de Freitas; da vereadora Lana Sousa Carvalho e da secretária municipal de Educação Vanessa Ferreira Silva Arantes.

Diante de um auditório lotado, o MPF apresentou o MPEduc e explicou às pessoas e autoridades presentes as razões pelas quais o projeto selecionou o município de Canápolis. Na fase atual, o MPEduc está sendo implementado em 27 municípios brasileiros de até 100 mil habitantes, escolhidos como pilotos. De acordo com o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação (MEC), o município atingiu índice de apenas 3,3 (para o ensino médio), quando o ideal é de, no mínimo, 6 (em uma escala de 0 a 10). O Ideb é calculado com base no fluxo escolar (aprovação, reprovação e abandono) e na média de desempenho das avaliações de língua portuguesa e matemática obtidas na Prova Brasil (municípios) e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (estados).

Em seguida, os participantes debateram diversos temas, entre eles o pagamento do piso nacional do magistério. Diversos professores, presentes à audiência pública, reivindicaram o cumprimento do piso nacional. Em resposta, o prefeito Enivander Morais disse que está empenhado em cumprir o piso, mas depende de análise contábil sobre a viabilidade fiscal.

Também foram trazidas questões como a necessidade de participação das famílias nas questões da escola, a necessidade de adequação da rede de estrutura de energia elétrica, o aprimoramento no acolhimento de estudantes com deficiência, a ampliação do espaço para atendimento de equipe multidisciplinar e a necessidade do acolhimento de estudantes com sinais de violência de qualquer natureza.

Para o procurador da República Gustavo Kenner, “a audiência pública foi uma oportunidade de ouvir a população sobre os principais anseios da população e estabelecer a melhor estratégia para atuação do Ministério Público em favor de uma educação de qualidade no município. Ficou claro o engajamento de todos envolvidos, fator fundamental para o sucesso do projeto”.

No próximo dia 15, o MPF realizará a segunda audiência pública do MPEduc no município de Centralina, também no Triângulo Mineiro.

Edital da audiência pública

 

Matéria relacionada:
MPEduc: audiência pública discutirá a qualidade da educação no município de Centralina (MG)

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
Tel.: (31) 2123-9010 / 9008
E-mail: PRMG-Imprensa@mpf.mp.br
Serviço de Atendimento a Jornalistas: https://saj.mpf.mp.br/saj/

Fonte MPF