Em audiência na Câmara dos Deputados, MPF reforça compromisso de combate a violações de direitos humanos — PFDC

0
17

Direitos do Cidadão

3 de Dezembro de 2024 às 19h25

Em audiência na Câmara dos Deputados, MPF reforça compromisso de combate a violações de direitos humanos

Procuradora Ana Padilha, da PFDC, participou de reunião do Observatório Parlamentar da Revisão Periódica Universal da ONU sobre direitos humanos

Foto de auditório com mesa de autoridades ao fundo


Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

A procuradora federal dos direitos do cidadão adjunta, Ana Padilha de Oliveira, participou, nesta terça-feira (3), de audiência pública do Observatório Parlamentar da Revisão Periódica Universal na Câmara dos Deputados e reiterou o apoio do Ministério Público Federal (MPF) na luta por implementação de mecanismos de controle das políticas públicas de direitos humanos no Brasil.

A  Revisão Periódica Universal (RPU) é um mecanismo de avaliação da situação dos direitos humanos nos Estados membros da Organização das Nações Unidas (ONU). O mecanismo foi estabelecido por uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas em 2006, quando o Conselho de Direitos Humanos foi criado.

“Iniciativas como a do Observatório Parlamentar da Revisão Periódica Universal nos enche de esperança porque evidencia a intenção de traduzir essas recomendações em políticas públicas efetivas, com maior transparência e engajamento das instituições”, afirmou a procuradora. No último ciclo de revisão pela ONU, que ocorre a cada quatro anos e meio, o Brasil recebeu mais de 300 recomendações.

Para Padilha, o Observatório Parlamentar amplia a transparência e o monitoramento público justamente sobre a implementação dessas recomendações, além de atuar como uma ponte entre as responsabilidades do Estado e os anseios da sociedade.

Conselho de Direitos Humanos – O Conselho de Direitos Humanos da ONU é um órgão intergovernamental com 47 membros, responsável por evitar abusos dos direitos humanos, resolver violações dos direitos humanos e revisar periodicamente a situação dos direitos humanos nos países, por meio da RPU.

O Conselho tem o mandato para organizar e guiar os Estados, que submetem relatórios a cada ciclo da RPU. A RPU estimula a cooperação e o intercâmbio entre os Estados, pois estes se avaliam mutuamente. Esse diálogo gera um conjunto de recomendações para cada país.

Confira a íntegra da audiência pública 

Fonte MPF