Em acordo com MPF, Mackenzie promove simpósio sobre violações de direitos humanos na ditadura — Procuradoria da República em São Paulo

0
26

Geral

26 de Agosto de 2024 às 13h55

Em acordo com MPF, Mackenzie promove simpósio sobre violações de direitos humanos na ditadura

Evento ocorre nesta segunda (26); universidade também realizará pesquisas sobre o tema

Foto mostra soldados em frente a um muro onde se lê a pichação "Ditadura assassina"


Foto: Arquivo Nacional/ Correio da Manhã

Após um acordo firmado com o Ministério Público Federal (MPF), a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza nesta segunda-feira (26) um simpósio sobre justiça de transição, memória e verdade para abordar assuntos relacionados à violação de direitos humanos durante a ditadura militar. O evento, que abre a IV Semana Jurídica da Faculdade de Direito da instituição de ensino, é parte dos compromissos que a universidade assumiu com o objetivo de elucidar a história política recente do país e incentivar o respeito aos valores democráticos e constitucionais.

Após uma sessão de abertura, às 14h, o simpósio será dividido em três mesas. A primeira terá início às 15h para tratar de experiências nacionais e internacionais relativas à justiça de transição. O evento terá a mediação da procuradora da República Ana Letícia Absy e a participação do procurador da República Enrico Rodrigues de Freitas, além de outros debatedores.

A partir das 17h15, a segunda mesa tratará dos desafios da memória referente ao período ditatorial. Encerrando o simpósio, a mesa 3 tem início previsto para 19h30, com o título “A democracia como valor fundamental e o futuro: perspectivas”. A procuradora regional da República Anamara Osório Silva integrará esse último evento, ao lado do professor Flávio de Leão Bastos Pereira, coordenador do grupo de pesquisa “Memória e justiça de transição” do Mackenzie.

A realização do simpósio é resultado da atuação do MPF para que o Mackenzie e outras instituições de ensino se engajem em medidas recomendadas pela Comissão Nacional da Verdade (CNV) com vistas à promoção da justiça, ao esclarecimento do passado e à preservação da memória sobre a ditadura. O estabelecimento do grupo de pesquisa sob coordenação do professor Bastos Pereira é outro desdobramento desse esforço do Ministério Público Federal em conjunto com a universidade, com a expectativa de desenvolvimento de trabalhos acadêmicos que contribuam para a consolidação do regime democrático no Brasil.

Simpósio Justiça de Transição, Memória e Verdade
Local: Auditório MackGraphe (Universidade Presbiteriana Mackenzie – Rua da Consolação, 930, Higienópolis, São Paulo)
Data: 26 de agosto de 2024, das 14h às 22h

Ministério Público Federal (MPF)
Assessoria de Comunicação em São Paulo
Informações à imprensa:
(11) 3269-5469  / 5068 / 5368 / 5947
prsp-ascom@mpf.mp.br

Fonte MPF