Eleitoral
30 de Outubro de 2025 às 12h25
Eleitos o procurador regional eleitoral em São Paulo titular e substituto para o biênio 2025/2027
Paulo Taubemblatt e José Ricardo Meirelles foram eleitos para ocuparem os cargos de procurador regional eleitoral (PRE) em São Paulo titular e substituto, respectivamente
						    	
        
Imagem: Ascom/PRR3
O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, designou os novos membros do Ministério Público Federal (MPF) que exercerão as funções de procurador regional eleitoral (PRE) Os nomes foram divulgados por meio da Portaria PGE 26/2025, publicada nesta quarta-feira (29). Os procuradores regionais da República Paulo Taubemblatt e José Ricardo Meirelles foram eleitos para ocuparem os cargos de procurador regional eleitoral em São Paulo como titular e substituto, respectivamente. Os procuradores exercerão os cargos no biênio de 2025/2027, a partir de 1º de novembro de 2025 a 31 de outubro de 2027. Taubemblatt, o atual PRE, ocupará novamente o posto de titular e Meirelles, que atua como procurador regional eleitoral auxiliar, agora será seu substituto.
Apenas esta chapa formalizou sua candidatura ao fim do prazo de inscrições em 12 de setembro de 2025 e foi declarada eleita por aclamação pela procuradora-chefe da unidade, Cristina Marelim Vianna, conforme Aviso PRR3 nº 10, de 26 de agosto de 2025. Cabe ao Procurador Regional Eleitoral atuar perante o Tribunal Regional Eleitoral e fiscalizar as eleições, desde o registro de candidaturas até a diplomação dos eleitos. Cabe também ao PRE iniciar ações judiciais para investigar e punir irregularidades, pedir a cassação de registros ou diplomas de candidatos, além de atuar em casos de inelegibilidade. É responsável também por coordenar os Promotores Eleitorais, que são os membros do Ministério Público Estadual que atuam nas zonas eleitorais, responsáveis pela fiscalização na primeira instância.
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 3ª Região
Ministério Público Federal
Informações à Imprensa
(11) 2192-8620 / (11) 99167-3346 (Tel/WhatsApp)
prr3-ascom@mpf.mp.br.
Fonte MPF
