Comunidades Tradicionais
27 de Outubro de 2025 às 17h48
Quilombolas: documentário do MPF é exibido em eventos de História e Comunicação
“Marambaia: do quilombo à justiça” participa de mostras de congressos na FGV Rio e na UFS

Exibição do documentário “Marambaia: do quilombo à justiça” na FGV (esq.) e na UFS (dir.).
O documentário “Marambaia: do quilombo à justiça”, produzido pelo Ministério Público Federal (MPF), foi selecionado e exibido em mostras audiovisuais de eventos acadêmicos nas áreas de História Oral e Comunicação Pública em outubro. O filme, que trata do acordo que pôs fim ao litígio fundiário entre militares da Marinha e quilombolas da Ilha de Marambaia nos anos 2000, foi exibido no Encontro Regional Sudeste de História Oral (ERHO), na Fundação Getulio Vargas (FGV) Rio, e no III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública (Compública), na Universidade Federal de Sergipe (UFS).
O filme narra o maior litígio sobre territórios quilombolas do país, que envolvia um “paraíso ecológico” no litoral fluminense coabitado por remanescentes de quilombo e fuzileiros navais. A produção recupera os antecedentes, as negociações e os resultados do acordo mediado pelo MPF, marco na relação do Estado com comunidades tradicionais, que completou 10 anos à época do lançamento do filme. São recuperadas memórias e percepções dos envolvidos – quilombolas, militares e procuradores da República – sobre a região. O material já havia gerado uma série de três reportagens no programa Interesse Público (TV Justiça) e tem versões com audiodescrição e intérprete de Libras.
No ERHO, a exibição do filme integrou, em 15 de outubro, a sessão “Memórias, política e cidadania”, que teve ainda “Sem a Mida não dá”, “Terra de heróis”, “Ao fim e ao cabo, Marques” e “Um propósito de vida”. Já no III Compública, a produção do MPF foi inserida na sessão “Direito à informação”, com curadoria do professor Jean Cerqueira (UFS), em 20 de outubro, ao lado de “Floresta Curumim”, “Vida, Lida, Luta”, “Canto de Acauã” e “Vuela con Pacha, hacia el Aeroceno”.
Lançado em 20 de novembro do ano passado, no Dia da Consciência Negra, o filme está disponível no canal do MPF no YouTube e foi veiculado na TV Câmara. A produção já havia sido selecionada e exibida na sessão virtual “Mundos indígenas e quilombolas” da mostra do Encontro de 2024 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). A seleção do documentário nesses eventos realça o papel da comunicação do MPF em prol da transparência e difusão de informações de sua atuação.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 2ª Região (RJ/ES)
Tel.: (21) 3554-9003/9199
Twitter: @mpf_prr2
Fonte MPF


