Eleitoral
5 de Novembro de 2025 às 15h25
Designado novo procurador regional eleitoral em Goiás
Éverton Aguiar representará o Ministério Público perante o TRE pelos próximos dois anos; procurador participou da primeira Sessão Plenária no tribunal na última terça-feira (4)

Fotos: Secom TRE e Ascom MPF/GO
O procurador da República Éverton Pereira Aguiar Araújo assumiu, no início do mês, a função de procurador regional eleitoral em Goiás pelos próximos dois anos. O mandato compreende o período de 1º de novembro de 2025 a 31 de outubro de 2027. Como procurador regional eleitoral substituto, foi designado o procurador da República Raphael Perissé Rodrigues Barbosa.
As designações foram feitas pelo procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco, por meio da Portaria PGR nº 26, de 28 de outubro de 2025. O documento marca o início dos mandatos dos 27 procuradores regionais eleitorais com atuação nos estados e no Distrito Federal.
Na última terça-feira (4), o novo PRE participou de sua primeira Sessão Plenária perante o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e recebeu as boas-vindas dos desembargadores. Confira a íntegra da 81ª Sessão Plenária.
Novo titular 
Natural de Brasília (DF), Éverton Pereira Aguiar Araújo também é procurador da República titular do 11º Ofício da Procuradoria da República em Goiás (PR/GO), com atuação criminal. Ainda atua como titular do Ofício Especial de Controle Externo da Atividade Policial Federal e como coordenador do Núcleo Criminal do MPF em Goiás.
É bacharel em Direito pelo Centro Universitário IESB, pós-graduado em Direito Administrativo e Empresarial pela Universidade de Cândido Mendes e em Direito Público pela Escola da Magistratura do Distrito Federal. É membro da International Association of Prosecutors (IAP) e do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).
Agora à frente da Procuradoria Regional Eleitoral em Goiás, Éverton Pereira Aguiar Araújo sucede a Marcello Santiago Wolff, que exerceu a função de procurador regional eleitoral de 2023 a 2025 e também de 2013 a 2015.
Atribuições
Os procuradores regionais eleitorais são responsáveis por conduzir os trabalhos do MP Eleitoral nos estados. Eles atuam perante os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), zelando pela correta aplicação da legislação, de forma a evitar abusos e assegurar o equilíbrio da disputa eleitoral.
Além dos membros do Ministério Público Federal (MPF), integram o MP Eleitoral promotores de Justiça (Ministério Publico Estadual), que atuam na primeira instância. O procurador-geral da República também exerce a função de procurador-geral eleitoral e atua perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Fonte MPF


