Geral
14 de Agosto de 2025 às 17h35
Interesse Público: decisão judicial garante reparação por falta de oxigênio durante pandemia
Confira ainda reportagens sobre saúde, preservação ambiental e outros temas em que o MPF trabalha. Edição inédita estreia nesta sexta-feira (15), na TV Justiça e no Canal MPF, no YouTube
Chamada IP Serviço
Um dos capítulos mais tristes da história de Manaus (AM), a crise de oxigênio durante a pandemia da Covid-19 gerou mortes e sofrimento. Após ação do Ministério Público Federal (MPF) em conjunto com a Defensoria Pública Estadual (DPE/AM), a Justiça Federal acolheu parcialmente pedidos de medidas de reparação às famílias das vítimas.
Em Minas Gerais, o MPF apresentou uma ação civil pública para corrigir deficiências no atendimento médico em reumatologia e na realização de exame neurológico pelo Serviço Único de Saúde (SUS) em Uberlândia. Atualmente, mais de mil pessoas aguardam uma consulta com reumatologista na região.
Em Maceió (AL), a equipe do IP mostra o trabalho do MPF para garantir a preservação ambiental, acessibilidade e ampliação de espaços públicos no novo projeto de reurbanização da orla marítima da cidade.
Outros destaques – O MPF recomendou ao Exército Brasileiro que retire o nome de um general da ditadura militar de um quartel que fica na Paraíba. A recomendação destaca que manter a homenagem fere os princípios democráticos e os compromissos do Estado com a memória, a verdade e a não repetição de violações de direitos humanos. No Rio de Janeiro, uma roda de conversa conduzida pela jornalista Etiene Martins abordou a representatividade, a comunicação e os caminhos da imprensa negra no Brasil.
Onde assistir – O programa Interesse Público é transmitido nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, a partir das 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, além de outros dias durante a semana. O programa também é retransmitido por diversas emissoras parceiras em diferentes estados do Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode assistir pelo Canal do MPF no YouTube.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
x.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF