Cristo Redentor é iluminado com as cores da Cúpula de Procuradores-Gerais dos países do G20 na abertura do evento — Procuradoria-Geral da República

0
44

Cooperação Internacional

21 de Outubro de 2024 às 9h55

Cristo Redentor é iluminado com as cores da Cúpula de Procuradores-Gerais dos países do G20 na abertura do evento

Primeiro dia do encontro foi marcado por reuniões bilaterais entre os países integrantes do bloco econômico

Foto do Cristo Redentor iluminado nas cores vermelha, azul, verde e amarela


Foto: Guilherme Silva/Fotógrafo oficial do Santuário Cristo Redentor

Na noite deste domingo (20), o Cristo Redentor foi iluminado com as cores vermelha, azul, verde e amarela, para marcar a abertura oficial da primeira Cúpula dos Procuradores-Gerais dos países do G20 (PG20). O evento reúne os chefes do Ministério Público de 21 delegações de países do bloco econômico e convidados da Presidência brasileira no G20 em torno de estratégias comuns de combate ao crime organizado transnacional e de proteção do meio ambiente.

Em seu discurso, o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, destacou que a escolha da solenidade aos pés do Cristo Redentor é simbólica porque, ao estar de braços abertos, mostra uma atitude de acolhimento. “É assim que procuramos ser no Brasil”, disse. O padre Omar Raposo, reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, ressaltou a importância do evento para a comunidade internacional. “É um grande acontecimento a menos de um mês para o G20, espero que seja um momento especial e que o Cristo Redentor os acompanhe”, afirmou.

Até terça-feira (22), os procuradores-gerais reunidos no Rio de Janeiro vão definir estratégias para fortalecer a cooperação jurídica internacional e firmar uma carta de compromissos com a definição de ações que beneficiem de forma mútua todos os países envolvidos. “Estamos reunidos confiantes de que, pelo intercâmbio de experiências, fortalecemo-nos ainda mais para enfrentarmos os problemas que nos são comuns e que os nossos países confiam às nossas instituições”, afirmou o PGR. Ele agradeceu às comitivas das nações representadas, à organização do evento, além dos apoiadores e patrocinadores do PG20.

Foto de representantes das delegações da PG20 com Cristo Redentor ao fundo, iluminado nas cores vermelho, verde, azul e amareloParticipam da cúpula 13 delegações que integram o grupo econômico: África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Reino Unido, Rússia e União Europeia. Autoridades de outros oito países convidados pela Presidência brasileira no G20 e com os quais o MPF mantém laços de cooperação também participam das discussões: Angola, Chile, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega, Singapura.

O vice-procurador-geral da República, Hindenburgo Chateaubriand, destacou que o evento será uma oportunidade de trocar informações e estreitar os laços de confiança entre os integrantes do Ministério Público dos países do G20. “Sem a união de todos por meio de uma cooperação internacional forte jamais conseguiremos enfrentar o crime organizado transnacional”, pontuou. Durante a tarde de domingo, as delegações dos países realizaram diversas reuniões bilaterais para avançar em propostas de atuação conjunta.

Parceiros – A cúpula PG20 conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura do Rio de Janeiro e com o apoio das seguintes instituições: Banco do Brasil, Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).

O conselheiro do CNMP Moacyr Rey Filho lembrou que hoje os crimes transnacionais como o cibernético, ambiental e o tráfico de seres humanos se adaptaram às novas tecnologias, o que exige uma resposta rápida e eficaz das autoridades de persecução penal. “Como membros do Ministério Público, temos a responsabilidade de nos adaptarmos com a mesma agilidade, fortalecendo nossas instituições e aprimorando nossa cooperação internacional para combater essas ameaças de forma eficaz”, afirmou.

Na mesma linha, o presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta, destacou que a cúpula sinaliza a todos os integrantes do Ministério Público que a união de esforços é fundamental na luta em prol da sustentabilidade, do progresso e da proteção dos direitos humanos. “Reforçamos nosso compromisso com a sociedade brasileira de promover avanços concretos para a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, complementou o presidente da Conamp, Tarcísio Bonfim.

Régua marcas PG20

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf



Fonte MPF