Credenciamento da imprensa para Cúpula dos Procuradores-Gerais do G20 termina nesta terça (15) — Procuradoria-Geral da República

0
50

Cooperação Internacional

14 de Outubro de 2024 às 18h0

Credenciamento da imprensa para Cúpula dos Procuradores-Gerais do G20 termina nesta terça (15)

Veículos interessados em cobrir o evento, que será nos dias 21 e 22 de outubro no Rio de Janeiro, devem preencher formulário eletrônico

Arte sobre foto da cidade do Rio de Janeiro de onde é possível ver o Cristo Redentor. Na imagem está escrito PG20


Arte: Comunicação/MPF

Termina nesta terça-feira (15) o credenciamento de jornalistas e veículos de imprensa interessados em fazer a cobertura da primeira Cúpula dos Procuradores-Gerais dos países do Grupo dos 20 (PG20), que ocorrerá nos dias 21 e 22 de outubro, no Hyatt Hotel do Rio de Janeiro. Organizado pelo Ministério Público Federal (MPF), o evento tem como objetivo debater estratégias conjuntas de trabalho para combater o crime organizado transnacional, assegurar a proteção do meio ambiente em esfera global e garantir melhorias no sistema de Justiça.

Os órgãos de mídia interessados em cobrir o evento devem preencher o formulário informando o nome dos profissionais, número telefônico para contato, e-mail, veículo de imprensa, cargo e cópia do crachá de imprensa ou de uma carta de credenciamento da redação.

Na segunda-feira (21), a imprensa poderá acompanhar a abertura dos trabalhos, às 9h, que será feita pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, e pelo embaixador Mauricio Carvalho Lyrio, sherpa do Brasil no G20. No segundo dia (22), os veículos poderão cobrir o encerramento da Cúpula, a partir das 11h45, momento em que será divulgada a Carta do Rio de Janeiro, com os compromissos assumidos pelos países e propostas de ação conjunta voltadas à proteção do meio ambiente, à promoção de justiça e ao combate à criminalidade transnacional. Confira a programação.

Participam da primeira Cúpula dos Procuradores-Gerais dos países do G20 (PG20) 12 delegações que integram o grupo econômico: África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, França, Índia, Itália, Reino Unido, Rússia e União Europeia. Autoridades de outros oito países convidados pela Presidência brasileira no G20 e com os quais o MPF mantém laços de cooperação também participam das discussões: Angola, Chile, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega, Singapura. 

Saiba mais – A Cúpula do PG20 vai anteceder a reunião dos líderes do G20, prevista para novembro, visto que o Brasil exerce, em 2024, a presidência do grupo de cooperação econômica internacional. O evento deve reunir mais de 100 autoridades, entre os chefes dos Ministérios Públicos dos membros do G20 e da União Europeia, bem como representantes de instituições brasileiras e de outros países com os quais o MPF mantém laços de cooperação.

Durante dois dias, o grupo vai debater propostas de cooperação internacional para prevenir e combater o tráfico de pessoas, crimes cibernéticos, ambientais, entre outros ilícitos que extrapolam fronteiras. Os participantes também vão tratar sobre o uso de novas tecnologias, incluindo a inteligência artificial, para conferir mais efetividade ao enfrentamento da criminalidade, bem como para garantir mais acesso à Justiça. O encontro será ainda uma oportunidade para compartilhar boas práticas executadas pelo Ministério Público nesses países, voltadas à proteção dos direitos humanos e do meio ambiente.

Credenciamento de imprensa da Cúpula dos Procuradores-Gerais dos países do G20 
Período: 7 a 15 de outubro
Formulário: acesse aqui
Saiba mais em: www.mpf.mp.br/pg20

Veja a programação para a imprensa

 

régua pg20 bb

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf



Fonte MPF