conheça histórias de ex-estagiários — Procuradoria da República no Amapá

0
39

Geral

15 de Agosto de 2024 às 16h39

Estágio no MPF pode ser o pontapé para uma nova carreira: conheça histórias de ex-estagiários

Inscrições do processo seletivo para direito (graduação e pós-graduação) e secretariado encerram no próximo domingo (18)

montagem com a foto dos três ex-estagiários


Vítor, Clarissa e Débora – ex- estagiários que trilharam caminho no MPF. (Foto: Ascom MPF/AP)

O estágio no Ministério Público Federal (MPF) permite que o estudante tenha conhecimento prático, conheça o funcionamento do órgão e desenvolva habilidades para o futuro. Estagiar no MPF é também a oportunidade de trilhar uma nova carreira. Esse é o caso do procurador da República Vítor Vieira Alves, da assessora jurídica Clarissa Villas-Bôas e da chefe de gabinete Débora Sarges. Os três são ex-estagiários do MPF no Amapá e encontraram na instituição a chance de iniciar uma jornada profissional de sucesso. 

foto mostra procurador da República Vitor Vieira sentado à mesa de trabalho posando para foto com as mãos apoiadas na mesa

Antes de se tornar procurador da República, Vítor Vieira Alves iniciou estágio no MPF na área de Direito em 2015 e atuou na função por dois anos. Na época, já se destacava pelo excelente trabalho e, após o fim do contrato, foi convidado a assumir o cargo de assessor jurídico, no começo de 2018. Em setembro de 2021, Vítor deixou o cargo em comissão para assumir seu primeiro cargo público efetivo em outro órgão.

De lá pra cá, além da aprovação no 30º Concurso de Procurador da República, Vítor colecionou aprovações em concursos como nos cargos de promotor e defensor público. Atualmente, o membro do MPF atua em Santarém (PA). “Desde o ensino médio me identifiquei com a missão da instituição de proteger o meio ambiente, as comunidades tradicionais, dos direitos transindividuais e defender a ordem jurídica e os direitos sociais em geral. Desde então, o MPF passou a ser meu objetivo”, menciona o procurador. 

De estagiária a assessora – A história de Vítor não é a única. Muitos ex-estagiários já foram convidados a retornar ao MPF em cargos comissionados de assessoramento ou já foram aprovados em concursos públicos do órgão. Outro exemplo é a servidora Clarissa Villas-Bôas. Após 1 ano e cinco meses de estágio e a conclusão do curso superior, Clarissa foi convidada para assumir o cargo de assessora jurídica. “Fiquei bastante realizada, porque sou apaixonada pela atuação do MPF desde antes de entrar no estágio e hoje consigo acompanhar diretamente o desenrolar dos casos, muitos dos quais já analiso desde o começo”, pontua Clarissa. 

Servidora Clarissa posa para foto em sua mesa de trabalho

Perguntada sobre o que falaria aos estudantes que desejam estagiar no MPF, Clarissa responde com ênfase: “ Não perca a oportunidade. No MPF, diversamente de outras instituições, o estagiário de Direito atua em gabinete na atividade fim, o que proporciona grande aprendizado em curto e médio prazo. Além disso, a atividade é valorizada e bem regulamentada dentro da instituição”, ressalta a assessora. 

A ex-estagiária finaliza com um conselho aos futuros candidatos ao estágio no MPF: “É normal e faz parte se sentir inseguro e perdido no início, sobretudo diante das peculiaridades da atuação do MPF, mas isso logo passa. Estudem, tenham iniciativa e proatividade, sem deixar de ter paciência consigo mesmos, porque todo mundo começa de algum lugar”, conclui Clarissa.

Servidora Débora posa para foto em sua mesa de trabalho

Empenho e recompensa – “Eu me sinto honrada, realizada e valorizada. Sou apaixonada pelo órgão. Ter a oportunidade de crescer profissionalmente e colaborar com as atividades desenvolvidas pelo MPF é muito gratificante”, essa é a fala de Débora Sarges, ex-estagiária e atualmente chefe de gabinete do procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF) no Amapá. Débora iniciou o estágio na área de secretariado em novembro de 2022 e após 1 ano e 4 meses teve a oportunidade de se tornar servidora do órgão ao ser convidada para assumir o cargo em comissão.

Sobre o período em que foi estagiária, a chefe de gabinete cita: “o estágio me proporcionou aprendizado prático na minha área de atuação, pude colocar em prática os ensinamentos da sala de aula e me desenvolver profissionalmente, o que abriu portas para que eu voltasse como servidora”, detalha. Débora também reforça que, durante o período de estágio, foi muito bem orientada e preparada pelos supervisores, que se preocuparam com o desempenho dela durante todo o período. 

Processo Seletivo – Periodicamente o MPF seleciona novos estagiários para a instituição. Atualmente, no Amapá, há oportunidades para os estudantes do curso de Direito (graduação e pós-graduação) e de graduação em Secretariado. As inscrições, que se encerram no próximo domingo (18), devem ser feitas pelo link disponível na página de acompanhamento do processo seletivo, no site www.mpf.mp.br/ap. Na página, o candidato também encontra a íntegra do edital em que é possível acessar todas as informações sobre o certame.  

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Amapá
(96) 3213 7895 | (96) 98409-8076
prap-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/ap
www.twitter.com/mpf_ap
www.fb.com/mpfederal
www.youtube.com/tvmpf



Fonte MPF