Congresso inédito sobre gestão de pessoas na administração pública une especialistas em Mato Grosso — Ministério Público Federal em Mato Grosso

0
8

Geral

4 de Setembro de 2025 às 19h20

Congresso inédito sobre gestão de pessoas na administração pública une especialistas em Mato Grosso

Evento, promovido pelo MPF em Mato Grosso, terá quatro dias de atividades com palestras abertas ao público e oficinas para servidores.

Banner com fundo azul jeans, textura amassada, sobre ele se lê: primeiro congresso de gestão de pessoas da administração pública. a fonte é branca, e sobre a palavra DE tem um adesivo com a palavra com dentro, um truque visual. A logotipo do evento é formado por um elemento visual ondulado dividido ao meio até metade da figura, que se repete quatro vezes, em quatro cores diferentes -alaranjado, azul, amarelo e marrom claro, formando um círculo.


Imagem: Ascom MPF

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso realiza, de 13 a 16 de outubro de 2025, o 1º Congresso Mato-grossense de Gestão de Pessoas na Administração Pública. Com o objetivo de fortalecer e modernizar a administração pública, o evento inédito em Mato Grosso reunirá especialistas, gestores e servidores para debater e trocar experiências sobre os desafios contemporâneos da gestão de pessoas, com a participação de nomes de destaque nacional como o professor e filósofo Clóvis de Barros Filho.

“A programação, que se estende por quatro dias, foi pensada para atender tanto ao público geral quanto aos profissionais do setor público, com atividades distintas em locais e formatos diferentes”, destaca o procurador-chefe do MPF em Mato Grosso, Ricardo Pael Ardenghi.

O congresso começa com um ciclo de palestras abertas ao público, enquanto os dias seguintes serão dedicados a um ciclo de oficinas e reuniões de trabalho direcionadas exclusivamente a servidores públicos do MPF e convidados. “A iniciativa visa aprimorar a capacidade de gestão dos órgãos públicos, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais para o serviço público, fortalecendo a colaboração entre as instituições e, principalmente, valorizando o servidor como um agente de transformação social”, diz Ricardo Pael.

Abertura ao público com palestras e bate-papo de valor – A primeira etapa do congresso ocorrerá na segunda-feira, 13 de outubro, no Teatro Zulmira Canavarros, a partir das 18h. A noite de abertura será aberta à sociedade mato-grossense, com a expectativa de receber cerca de 750 pessoas. O público terá a oportunidade de participar de um “Bate-papo de Valor”, um ciclo de mini palestras sobre temas de alta relevância para a vida pessoal e profissional.

As mini palestras serão mediadas pelo secretário Estadual do MPF/MT e professor Francisco Pimenta. “O primeiro tema abordado será a Saúde Integral, com o médico e professor Germano Alves, que tratará da saúde preventiva como um estilo de vida. Na sequência, Araken Leão, Master Coach e especialista em comportamento humano, falará sobre Inteligência Emocional e como servir com propósito”, explica Francisco.

A psicóloga e doutora Juliana Seidl trará para o debate a gestão de Equipes Multigeracionais, explorando as particularidades e os desafios de liderar em um ambiente que mistura diferentes gerações. Para encerrar o bate-papo, o professor e especialista em Felicidade, Sérgio Amad, abordará a Saúde Mental e a Felicidade no Trabalho, mostrando a importância do bem-estar para a produtividade e a realização profissional.

O ponto alto da noite será a palestra magna ministrada por Clóvis de Barros Filho. Conhecido por sua capacidade de traduzir a filosofia para uma linguagem acessível, o professor e escritor trará sua vasta experiência para abordar a importância da resiliência e da colaboração para o sucesso individual e coletivo, inspirando o público a buscar uma vida com mais propósito.

Três dias de oficinas para servidores e convidados – Entre os dias 14 e 16 de outubro, o evento se volta para o público interno e convidados, com o Ciclo de Oficinas. A programação, que espera receber cerca de 150 pessoas, foi cuidadosamente desenhada para aprofundar o conhecimento e desenvolver habilidades específicas de gestão de pessoas.

A manhã de terça-feira, 14 de outubro, será dedicada a um encontro exclusivo para o público interno do MPF, com uma reunião sobre “Gestão de Pessoas no MPF – Desafios e Oportunidades”, que contará com a participação de representantes da Secretaria-Geral, da Secretaria de Gestão de Pessoas e da Secretaria de Gestão Estratégica do órgão. Já na parte da tarde, a programação será aberta a convidados, com três oficinas: “Criatividade e Inovação”, ministrada por Francisco Pimenta; “Felicidade no Trabalho”, com Sérgio Amad; e “Gestão de Equipes Multigeracionais”, com Juliana Seidl.

Na quarta-feira, 15 de outubro, as atividades continuam pela manhã com as oficinas de “Corpo Saudável”, conduzida pelo educador físico Thiago Castro, e de “Saúde Integral”, novamente com o professor Germano Alves. À tarde, a agenda inclui as oficinas de “Liderança e Desempenho”, com o professor e doutor em Administração Victor Cláudio Paradela Ferreira, e de “Gestão de Equipes Híbridas”, com a psicóloga e especialista Ana Cláudia Mendonça.

O último dia do congresso, 16 de outubro, reserva mais uma oficina de destaque pela manhã: “Inteligência Emocional”, com Araken Leão. Para encerrar a programação de capacitação, haverá um Painel sobre “Pertencimento e Boas Práticas de Gestão de Pessoas”, que será moderado pelo Procurador-Chefe do MPF/MT, Ricardo Pael Ardenghi, e terá a participação especial do procurador Regional da República Blal Yassine Dalloul.

A agenda de oficinas se encerra ao meio-dia. A tarde será reservada para uma visita técnica à sede da Procuradoria da República em Mato Grosso, um momento de integração e conhecimento do espaço de trabalho.

Parceiros – Com o objetivo de fortalecer ainda mais o nosso Congresso, o MPF/MT firmou parceria com diversos órgãos, que possibilitaram a vinda do palestrante: Ministério Público Estadual (MP/MT), Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso (MPT/MT), Justiça Federal (JF/MT), Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região (TRT23/MT), Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Participação – Quer saber como participar? Onde fazer a inscrição? Entre em contato com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) via e-mail para mais informações.

Eficiência e modernidade – O 1º Congresso Mato-grossense de Gestão de Pessoas se consolida, assim, como um marco para a administração pública na região, promovendo uma valiosa oportunidade de aprimoramento profissional e valorização do capital humano, essencial para a construção de um serviço público mais eficiente e moderno.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal
Procuradoria da República em Mato Grosso
saj.mpf.mp.br
(65) 3612-5133

Fonte MPF