combate à exploração e ao abuso sexual infantil foi tema de palestra do MPF em escola na Paraíba — Procuradoria da República na Paraíba

0
52

Direitos do Cidadão

24 de Maio de 2024 às 16h50

Maio Laranja: combate à exploração e ao abuso sexual infantil foi tema de palestra do MPF em escola na Paraíba

Voltada aos alunos e servidores, a iniciativa foi realizada pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão e o Setor de Segurança do MPF

Palestra do MPF sobre combate à exploração e ao abuso sexual infantil para alunos e servidores da Escola Estadual Raul Córdula, em Campina Grande (PB), nesta sexta-feira (24). Um servidor do MPF fala ao microfone, em pé, para alunos sentados ao redor de mesas em uma grande área coberta da escola.


Palestra do MPF sobre combate à exploração e ao abuso sexual infantil para alunos e servidores da Escola Estadual Raul Córdula, em Campina Grande (PB), nesta sexta-feira (24)

Servidores do Setor de Segurança do Ministério Público Federal (MPF) promoveram palestra sobre combate à exploração e ao abuso sexual infantil, para alunos e servidores da Escola Estadual Raul Córdula, em Campina Grande (PB), nesta sexta-feira (24). O evento, que teve apoio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) do MPF na Paraíba, ocorreu em alusão à campanha Maio Laranja, de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

O servidor do MPF Daniel Matos disse que “o evento foi muito importante e foi observado claramente que as pessoas se sentiram acolhidas com a presença do MPF no colégio. Ao final da exposição, o público solicitou nosso retorno com novos temas”. Além de Daniel, representaram o MPF no encontro os servidores Renato Leal Brasileiro e Vlademir Manoel da Silva.

Para a gestora da escola, Ana Paola da Silva, “as informações foram riquíssimas e relacionadas à adolescência, questões de assédio e abuso, e é muito importante que os alunos entendam como esse processo acontece e que tenham conhecimento da lei. A palestra foi muito gratificante para a escola”.

Para a procuradora da República Janaina Andrade, a iniciativa de conscientização foi de extrema importância, já que a estimativa é de que, a cada hora, três crianças são abusadas no Brasil – cerca de 51% têm entre um e cinco anos de idade. Todos os anos, cerca de 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil. Há dados que sugerem que somente 7,5% dos crimes são denunciados.

Prédios iluminados – Além de promover a palestra na escola estadual em Campina Grande, o MPF adere à campanha iluminando os prédios das procuradorias da República em João Pessoa, Campina Grande e Sousa na cor laranja. O objetivo é conscientizar a população das cidades em relação ao combate à exploração e ao abuso sexual infantil.

 

Denuncie. Disque 100.

 

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Paraíba
Telefone fixo: (83) 3044-6258
WhatsApp: (83) 9.9132-6751 (exclusivo para atendimento a jornalistas – das 10h às 17h)
Telefone para atendimento ao cidadão em geral: (83) 9.9108-0933 (das 7h às 17h)
Twitter: @MPF_PB
Youtube: MPFPB

Fonte MPF