Comarca de Laranjal do Jari promove III Jornada Itinerante em Conceição do Muriacá (AP)

0
9

A população ribeirinha da localidade de Conceição do Muriacá, em Laranjal do Jari, recebeu, na última sexta-feira (24/10), a III Jornada Itinerante da Justiça. Promovida pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio da Comarca de Laranjal do Jari e da 2ª Vara de Competência Geral, Infância e Juventude, sob a titularidade do juiz Antônio José de Menezes, a iniciativa contou com o apoio de diversas instituições parceiras. A ação levou serviços jurídicos e sociais à comunidade e reafirmou o compromisso do Poder Judiciário em garantir o acesso à Justiça e à cidadania em regiões de difícil acesso.

Durante a ação, o juiz Antônio José de Menezes destacou a importância da iniciativa como instrumento de democratização da Justiça e fortalecimento dos vínculos institucionais com a população. O magistrado ressaltou que III Jornada Itinerante da Comarca de Laranjal do Jari representa mais um passo importante na missão do TJAP de assegurar justiça acessível, cidadania e inclusão social, a escuta das comunidades e o compromisso com a transformação social.

“A Jornada Itinerante é uma forma concreta de aproximar o Judiciário das pessoas, levar cidadania, orientação e presença institucional a quem vive em locais mais distantes. O acesso à Justiça é um direito de todos, e o nosso compromisso é garantir que ele chegue a cada cidadão, independentemente de onde esteja”, afirmou o magistrado.

O juiz também ressaltou o impacto positivo da ação: somente nesta edição, já realizamos quase 500 atendimentos, que contemplaram demandas de registro civil, pensão alimentícia, guarda e orientações jurídicas. “Ver a satisfação da comunidade nos motiva a continuar na ampliação desse trabalho e fortalecimento da presença da Justiça em todo o Estado”, pontuou o juiz Antônio José de Menezes.

O representante dos moradores, o presidente da Comunidade Conceição do Muriacá, Marielso Araújo, expressou gratidão e destacou a relevância da presença do Poder Judiciário e de outras instituições na região.

“Hoje é um dia muito importante para nós. É a primeira vez que recebemos uma ação desse porte em nossa comunidade, e isso traz alegria e esperança para muitas famílias. Aqui não é apenas Conceição do Muriacá — são 12 comunidades reunidas, com pessoas vindas de Mazagão, Vitória e Laranjal. Agradeço a todos que se deslocaram de longe para estar conosco e contribuir com este trabalho. Cerca de 80% das famílias da região foram beneficiadas, e isso é motivo de satisfação para todos nós”, destacou Marielso Araújo.

Instituições parceiras do TJAP

Durante a Jornada, diversas instituições parceiras atuaram de forma integrada, oferecendo apoio técnico e ampliando o alcance social da iniciativa. Participaram os seguintes órgãos e instituições: 7ª Zona Eleitoral – Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP); Ministério Público do Amapá (MP-AP); Defensoria Pública do Estado (DPE/AP); Cartório de Registro Civil Lourenço; Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS); Secretaria Municipal de Saúde (SMS); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap); Planejamento e Assessoria Técnica Rural (Agropam); Polícia Militar do Estado do Amapá (PM-AP) e Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP).

Fonte: TJAP

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Fonte CNJ