Meio Ambiente
10 de Fevereiro de 2025 às 16h30
Central de triagem para catadores de recicláveis é inaugurado em Vitória da Conquista
Equipamento é resultado de TAC firmado entre MPF e Torre Empreendimentos; espaço vai beneficiar dezenas de famílias
Foto: Ascom – MPF/BA
O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) realizou nesta última quarta-feira (05) a entrega oficial da primeira Central de Triagem de Materiais Recicláveis do município de Vitória da Conquista. O novo equipamento, resultado de uma parceria entre o MPF, a Prefeitura Municipal, as Defensorias Públicas do Estado (DPE-BA) e da União (DPU), além do MP do Trabalho (MPT) e da Associação de Catadores de Reciclagem (ACRIS), vai atender às necessidades de catadores e catadoras de materiais recicláveis da região.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades, representantes do MPF, cooperados e membros da comunidade. Durante o evento, o procurador da República André Viana destacou a importância da iniciativa para a promoção da justiça social e a defesa dos direitos fundamentais dos catadores.
“Este galpão representa muito mais do que um espaço físico. Ele simboliza o reconhecimento do trabalho essencial que os catadores e catadoras realizam diariamente, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a economia local. O MPF se orgulha de apoiar projetos como este, que transformam vidas e garantem dignidade a quem tanto merece”, afirmou o procurador.
Melhoria nas condições de trabalho – O novo galpão está localizado no Endereço: Rua das Flores, nº 123, Bairro Recanto Verde, Vitória da Conquista (BA). Com 1.200 metros quadrados de área construída, o espaço foi projetado para oferecer infraestrutura adequada ao armazenamento e triagem de materiais recicláveis. A expectativa é que centenas de famílias de catadores sejam beneficiadas diretamente, com a melhoria nas condições de trabalho e aumento da produtividade.
Para os catadores, o novo galpão é uma conquista que promete mudar suas rotinas de trabalho. Bebiana Ferreira Soares, catadora e cooperada, compartilhou sua alegria com a inauguração do espaço: “Esse galpão é uma melhoria muito boa para a gente. Antes, a gente trabalhava em casa, em terrenos pequenos, e enfrentava problemas com a prefeitura e os vizinhos. Aqui, vamos ter um ambiente adequado para armazenar os materiais, longe de focos de dengue e outros problemas. É uma gratificação enorme ver esse sonho realizado depois de tanto tempo lutando por isso.”
O presidente da ACRIS, Wallace Costas, também comemorou a entrega do equipamento, destacando o impacto positivo que o espaço terá para as famílias da região.”Esse galpão é muito significativo para nós. Ele vai abrigar centenas de famílias, especialmente aqui no nosso território, onde há muitos catadores. Esperamos que este seja o primeiro de muitos espaços como este em nossa cidade. O trabalho dos catadores é digno e essencial. Somos agentes ambientais, e esse reconhecimento é fundamental para valorizar o que fazemos”, celebrou.
Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) – A construção do galpão é fruto de um acordo judicial dentro de uma ação civil pública movida pelo MPF contra a Torre. A construtora foi condenada ao pagamento de multa por danos ambientais pela exploração irregular de cascalho em uma fazenda localizada às margens da BR 116, no trecho do anel viário de Vitória da Conquista. Além de arcar com todos os custos da obra, a empresa também deve oferecer assistência técnica por 12 meses, capacitando catadores e catadoras que utilizarão o espaço.
A iniciativa conta ainda com o apoio do programa “Mãos que Reciclam”, desenvolvido pela DPE-BA, que fomenta a coleta solidária e a inclusão social de trabalhadores recicladores.
Fonte MPF