Geral
6 de Novembro de 2024 às 12h5
Campanha da PRR3 com dicas de boa comunicação na Internet se torna cartilha disponível para os públicos interno e externo
Iniciativa aposta que uma comunicação online saudável e positiva ajuda a prevenir situações que podem se caracterizar como assédio
Arte: Comunicação/MPF/PRR3
Depois de dois meses e meio promovendo uma campanha, voltada ao público interno, com dicas de boa comunicação na Internet, a Comissão de Prevenção do Assédio Sexual, do Assédio Moral e da Discriminação, da Procuradoria Regional da República da 3ª Região disponibiliza o material reunido, na forma de cartilha, tanto para o público interno do MPF quanto externo. A campanha reunida na Cartilha “Dicas de boa comunicação na internet: ‘Netiqueta’ nas interações de trabalho e pessoais” tenta responder aos novos desafios que a vida online apresenta, bem como ao compromisso de promover a cidadania digital na prática. Para acessar o material, clique aqui.
Para procuradora regional da República Elizabeth Mitiko Kobayashi, coordenadora da Comissão, divulgar essas informações é necessário, uma vez que o uso massivo das redes, especialmente do WhatsApp, seja por motivos pessoais ou profissionais, mantém todos conectados praticamente 24h por dia, o que tem gerado problemas de saúde mental, além de novas formas de conflito e desafios comunicacionais que demandam novas regras de comportamentos, como em qualquer tipo de convívio social.
“Embora a nossa sociedade exija cada vez mais o uso de telas, especialmente em decorrência do teletrabalho, temos que aprender a fazer bom uso dessas ferramentas. As ferramentas devem ser usadas em nosso favor, para facilitar a nossa vida e não para nos adoecer”, ressalta a procuradora.
A campanha – Em maio, a PRR3 promoveu o evento “Precisamos falar sobre Assédio Moral, Sexual e Discriminação”, que foi transmitido pelo canal do MPF no YouTube e marcava o lançamento da cartilha digital “Precisamos falar sobre Assédio Moral, Sexual e Discriminação” (clique aqui para acessar), fruto de uma campanha sobre o tema, promovida pela Comissão.
Durante o evento, a procuradora do trabalho Adriane Reis de Araújo, disse que durante a pandemia o Ministério Público do Trabalho incentivou as empresas a respeitarem o tempo de desconexão das pessoas e adotarem algumas regras básicas de comportamento na rede. A Comissão da PRR3, ciente da importância do tema, adaptou o modelo sugerido pelo MPT, com base nas dez regras básicas de comportamento descritas no livro ‘Netiquette’, de Virginia Shea, à realidade do MPF. Entre as adaptações, se destacam dicas sobre recursos e vantagens do uso da ferramenta Zoom, que é a plataforma adotada institucionalmente pelo MPF para comunicação online, tanto para serviço de mensageria, quanto para vídeochamadas e telefonia.
A Cartilha, desenvolvida pela Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio em parceria com a Assessoria de Comunicação da unidade, tem formato moderno e atual, e conta com dicas simples e fáceis de serem implementadas.
As duas Cartilhas (tanto a “Dicas de boa comunicação na internet: ‘Netiqueta’ nas interações de trabalho e pessoais” quanto a “Precisamos falar sobre Assédio Moral, Sexual e Discriminação”) poderão ser acessadas também pelo público externo, por meio de links da página da PRR3, já que se trata de temas de interesse de toda a sociedade.
Acesse abaixo as cartilhas:
“Dicas de boa comunicação na internet: ‘Netiqueta’ nas interações de trabalho e pessoais”
“Precisamos falar sobre Assédio Moral, Sexual e Discriminação”
Fonte MPF