Campanha com dicas de boa comunicação da intranet da PRR3 se torna cartilha disponível para os públicos interno e externo — Procuradoria Regional da República da 3ª Região

0
35

Geral

6 de Novembro de 2024 às 12h1

Campanha com dicas de boa comunicação da intranet da PRR3 se torna cartilha disponível para os públicos interno e externo

Iniciativa aposta que uma comunicação online saudável e positiva ajuda a prevenir situações que podem se caracterizar como assédio

Arte verde, com uma listra branca no centro na qual se lê as expressões "Dicas de boa comunicação na internet" em letras azuis e ‘Netiqueta’ nas interações de trabalho e pessoais" em letras rosas. Acima, há o desenho de duas mãos com celulares (um pintado de preto e outro de branco), com emojis dentro, sempre um que expressa dúvida e outro resposta. Abaixo, a um computador em tom cinza claro, com sinais de uma mão com o polegar pra cima e outra com polegar pra baixo.


Arte: Comunicação/MPF/PRR3

Depois de dois meses e meio promovendo uma campanha, voltada ao público interno, com Dicas de boa Comunicação na Internet, a Comissão de Prevenção do Assédio Sexual, do Assédio Moral e da Discriminação, da Procuradoria Regional da República da 3ª Região disponibiliza o material reunido, na forma de cartilha, tanto para o público interno do MPF quanto externo. A campanha reunida na Cartilha “Dicas de boa comunicação na internet: ‘Netiqueta’ nas interações de trabalho e pessoais” tenta responder aos novos desafios que a vida online apresenta, bem como ao compromisso de promover a cidadania digital na prática. Para acessar o material, clique aqui.

Para procuradora regional da República Elizabeth Mitiko Kobayashi, coordenadora da Comissão, divulgar essas informações é necessário, uma vez que o uso massivo das redes, especialmente do WhatsApp, seja por motivos pessoais ou profissionais, mantém todos conectados praticamente 24h por dia, o que tem gerado problemas de saúde mental, além de novas formas de conflito e desafios comunicacionais que demandam novas regras de comportamentos, como em qualquer tipo de convívio social.

“Embora a nossa sociedade exija cada vez mais o uso de telas, especialmente em decorrência do teletrabalho, temos que aprender a fazer bom uso dessas ferramentas. As ferramentas devem ser usadas em nosso favor, para facilitar a nossa vida e não para nos adoecer”, ressalta a procuradora.

A campanha – Em maio, a PRR3 promoveu o evento “Precisamos falar sobre Assédio Moral, Sexual e Discriminação”, que foi transmitido pelo canal do MPF no YouTube e marcava o lançamento da cartilha digital “Precisamos falar sobre Assédio Moral, Sexual e Discriminação” (clique aqui para acessar), fruto de uma campanha sobre o tema, promovida pela Comissão.

Durante o evento, a procuradora do trabalho Adriane Reis de Araújo, disse que durante a pandemia o Ministério Público do Trabalho incentivou as empresas a respeitarem o tempo de desconexão das pessoas e adotarem algumas regras básicas de comportamento na rede. A Comissão da PRR3, ciente da importância do tema, adaptou o modelo sugerido pelo MPT, com base nas dez regras básicas de comportamento descritas no livro ‘Netiquette’, de Virginia Shea, à realidade do MPF. Entre as adaptações, se destacam dicas sobre recursos e vantagens do uso da ferramenta Zoom, que é a plataforma adotada institucionalmente pelo MPF para comunicação online, tanto para serviço de mensageria, quanto para vídeochamadas e telefonia.

A Cartilha, desenvolvida pela Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio em parceria com a Assessoria de Comunicação da unidade, tem formato moderno e atual, e conta com dicas simples e fáceis de serem implementadas.

As duas Cartilhas (tanto a Dicas de boa comunicação na internet: ‘Netiqueta’ nas interações de trabalho e pessoais” quanto a Precisamos falar sobre Assédio Moral, Sexual e Discriminação”) poderão ser acessadas também pelo público externo, por meio de links da página da PRR3, já que se trata de temas de interesse de toda a sociedade. 

Acesse abaixo as cartilhas:
Dicas de boa comunicação na internet: ‘Netiqueta’ nas interações de trabalho e pessoais
Precisamos falar sobre Assédio Moral, Sexual e Discriminação

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 3ª Região
Informações à Imprensa
(11) 2192-8620 / (11) 99167-3346
.

Fonte MPF