Indígenas
23 de Janeiro de 2026 às 15h55
Autoridades acolhem recomendação do MPF para avaliar envio da Força Nacional à Terra Indígena Governador (MA)
Medida visa conter escalada da violência e de conflitos internos na região de Amarante do Maranhão

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O governo do Maranhão e órgãos do governo federal acolheram recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para avaliar a necessidade de envio da Força Nacional de Segurança Pública à Terra Indígena Governador, localizada em Amarante do Maranhão. A solicitação tem como objetivo garantir a segurança e a integridade física das comunidades locais diante do agravamento dos conflitos na região.
A recomendação foi direcionada ao governador estadual, ao secretário de Segurança Pública do Maranhão, ao coordenador regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e aos secretários executivos dos Ministérios dos Povos Indígenas e da Justiça e Segurança Pública. Ao acatar o pedido, os gestores se comprometeram a analisar a urgência da intervenção policial para preservar a ordem pública e evitar novos episódios de violência no território.
Escalada de violência – O documento expedido pelo MPF destaca a extrema gravidade da situação na Terra Indígena Governador. Relatórios recentes apontam para o agravamento dos conflitos entre indígenas e não indígenas, impulsionados principalmente pela extração ilícita de madeira no interior do território.
Entre os episódios de violência, estão um homicídio ocorrido em 15 de julho de 2025 dentro da terra indígena, além de relatos de ameaças diretas, ataques com armas de fogo a veículos, vigilância e agressão física grave registrada em agosto deste ano.
Estratégia logística – Na recomendação, o MPF sugeriu que as autoridades aproveitem a presença de efetivo da Força Nacional que já está na região prestando auxílio em ações de desintrusão na Terra Indígena Araribóia. A medida visa otimizar a logística e acelerar a resposta das instituições para garantir a proteção de indígenas e não indígenas na Terra Indígena Governador.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal no Maranhão
Twitter:@MPF_MA
Atendimento à Imprensa – 9h às 17h
Fonte MPF


