Audiência pública em Bagé (RS) vai debater impactos do uso de agrotóxicos — Procuradoria da República no Rio Grande do Sul

0
7

Meio Ambiente

15 de Agosto de 2025 às 13h40

Audiência pública em Bagé (RS) vai debater impactos do uso de agrotóxicos

Evento, promovido pelo Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, será no dia 6 de outubro e abordará efeitos dessas substâncias na saúde e no meio ambiente

Homem de avental preto pulverizando vegetais no jardim com herbicidas (Foto:prostooleh/Freepik)


Foto:prostooleh/Freepik

O Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCia) – formado por 78 instituições, incluindo o Ministério Público Federal (MPF) – promove, no próximo dia 6 de outubro, audiência pública para debater os impactos do uso de agrotóxicos na saúde, no meio ambiente e no cultivo de culturas sensíveis em Bagé (RS).

A audiência tem o apoio da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Dom Pedrito, e irá acontecer no Palacete Pedro Osório, situado na Avenida Tupi Silveira, n.° 1436 – Centro, Bagé, a partir das 13h.

A Audiência Pública tem por finalidade informar, receber informações, denúncias e propor encaminhamentos a respeito dos impactos do uso de agrotóxicos no Estado do Rio Grande do Sul como um todo e especial em relação aos municípios de Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Piratini, Rosário do Sul, Santana do Livramento e São Gabriel.

O evento é aberto ao público, independentemente de inscrição prévia para participar, respeitando-se a capacidade limite do auditório de 200 lugares. O público poderá se manifestar oralmente mediante inscrição prévia ou feita durante o evento, respeitada a limitação estabelecida no edital.

Iniciativa multidisciplinar – O Fórum Gaúcho de Combate ao Impacto dos Agrotóxicos é uma iniciativa multidisciplinar que reúne entidades como o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Estadual (MP/RS) para combater os efeitos danosos de produtos agrotóxicos para a população e os recursos naturais.

Formado por 78 instituições, é coordenado pelo procurador do Trabalho Noedi Rodrigues da Silva, tendo como adjuntas as procuradoras da República Ana Paula Carvalho de Medeiros e Suzete Bragagnolo (MPF/RS), a procuradora de Justiça Ana Maria Moreira Marchesan (MP/RS), além do engenheiro agrônomo Leonardo Melgarejo, representante da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA).

Clique aqui para ver a íntegra do edital

Serviço
Audiência Pública sobre impactos do uso de agrotóxicos na saúde humana e no meio ambiente
Data: 6 de outubro de 2025
Horário: a partir das 13h
Local: Palacete Pedro Osório – Avenida Tupi Silveira, n.° 1436 – Centro, Bagé (RS)

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Telefone MPF: (51) 3284-7200
Telefones ASCOM: (51) 3284-7200 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS



Fonte MPF