Meio Ambiente
28 de Outubro de 2025 às 18h55
Atuação estratégica diante das mudanças climáticas é tema de livro lançado em cerimônia na PGR
Obra lançada nesta segunda-feira (27) reúne experiências de membros na proteção ambiental e aborda o papel do MPF no enfrentamento à crise climática

Foto: Leobark Rodrigues/ Comunicação MPF
A sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília, foi palco do lançamento do livro “Inteligência e ações estratégicas: o Ministério Público Federal diante das mudanças climáticas”, na noite desta segunda-feira (27). Uma iniciativa do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) em parceria com o MPF, a publicação faz parte da coleção Diálogos pelo Clima, do programa Copaíbas, e reúne análises e experiências de procuradores da República que atuam na defesa do meio ambiente e dos direitos de povos e comunidades tradicionais em todo o país.
No lançamento, a coordenadora da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (4CCR), subprocuradora-geral da República Luiza Frischeisen, destacou que a obra expressa uma visão estratégica e interdisciplinar sobre o papel do MPF no enfrentamento da emergência climática. “A obra mostra quais são as ações estratégicas que podemos desenvolver para atuar na defesa do meio ambiente, especialmente diante das mudanças climáticas que atingem todo o nosso país, que é bastante suscetível a elas”, destacou, complementando a importância de associar a defesa ambiental à proteção das populações e comunidades tradicionais.
Disponível gratuitamente na versão digital, o livro é uma coletânea de artigos que tratam de temas como desmatamento, bioeconomia, rastreabilidade da pecuária, proteção de territórios indígenas e o papel das tecnologias e dados estratégicos na atuação ministerial. Dividida em duas partes, a obra combina análises teóricas e relatos práticos de procuradores da República, evidenciando como a atuação do MPF tem se articulado em torno da inteligência institucional e da cooperação interinstitucional para enfrentar a crise climática.
Esforço coletivo – Representando os oito autores, o procurador da República Rafael Rocha ressaltou a importância da parceria entre o MPF, o Funbio e o protagonismo da 4CCR no incentivo à atuação climática em âmbito nacional. “Nós conhecemos lideranças e empreendedores comunitários, conversamos com pesquisadores, com membros do Ministério Público, do Poder Judiciário. Conseguimos registrar a nossa experiência profissional para a posteridade através desse livro e aprendemos muito”, revelou.
Ele finalizou reforçando a importância da iniciativa Diálogos pelo Clima para fortalecer o engajamento dos membros do MPF na pauta ambiental e inspirar a produção coletiva do livro. O projeto, concebido inicialmente para o Amazonas, ganhou amplitude nacional e registrou de forma inédita a experiência de procuradores que enfrentam, no cotidiano, os desafios de conciliar proteção ambiental, justiça social e desenvolvimento sustentável.
A autoria da coletânea é dos procuradores da República Gabriel Ferreira (RO), Guilherme Leal (AM), Leandro Mitidieri (RJ), Rafael Rocha (AM), Raphael Bevilaqua (RO), Ricardo Negrini (SP), Galtienio Paulino (AM); e o procurador regional da República Ubiratan Cazetta (1ª Região). Funbio e o programa Copaíbas são co-organizadores da obra, que também tem contribuição de outros membros do Ministério Público, juristas, pesquisadores, e representantes de comunidades tradicionais, de entidades e órgãos de proteção ambiental.
Confira a obra “Inteligência e ações estratégicas: o Ministério Público Federal diante das mudanças climáticas”.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
x.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF



