Atuação do MPF no enfrentamento da mineração ilegal é reconhecida com Selo de Excelência Ambiental do CNMP — Procuradoria da República no Amazonas

0
28

Meio Ambiente

6 de Dezembro de 2024 às 11h25

Atuação do MPF no enfrentamento da mineração ilegal é reconhecida com Selo de Excelência Ambiental do CNMP

Trabalho do MPF no enfrentamento da mineração ilegal nos estados da Amazônia Ocidental foi reconhecido na categoria Destaques 2024

A imagem mostra três pessoas em pé, posando para uma foto em um evento. A pessoa à esquerda está segurando um certificado. Ao fundo, há bandeiras do Brasil e de outra entidade, além de um banner com o texto "Excelência Ambiental". À direita, há um logotipo com as letras "CNMP" e o texto "Conselho Nacional do Ministério Público".


Fotos: Leonardo Prado (Secom/CNMP)

A atuação do Ministério Público Federal (MPF) no enfrentamento da mineração ilegal foi destaque na premiação Selo de Excelência Ambiental promovido pelo do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O procurador da República André Porreca, titular do 2º Ofício da Amazônia Ocidental, recebeu o reconhecimento pela atuação especializada no combate à mineração e garimpo ilegais nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.

O Selo de Excelência Ambiental foi entregue, na última quinta-feira (28), a 27 projetos realizados pelo Ministério Público brasileiro. A homenagem reconhece o esforço e a dedicação das equipes envolvidas em iniciativas voltadas para a proteção ambiental, incentivando a contínua busca por soluções inovadoras e sustentáveis. A atuação temática no combate à mineração e ao garimpo ilegais foi uma das quatro ações que se destacaram pela relevância e impacto premiados na categoria “Destaques 2024”.

O procurador da República André Porreca destaca a importância do reconhecimento ao apontar que o trabalho para combater a mineração ilegal e todos os crimes relacionados a essa atividade ilícita está no caminho certo. “Nos últimos anos, o MPF tem intensificado a presença na Região Norte, com a criação, por exemplo, dos ofícios especializados com atuação socioambiental” afirmou. “É bastante desafiador trabalhar na área, mas é uma temática que engrandece muito a instituição pela relevância social e ambiental da atuação, como no enfrentamento da criminalidade organizada que se beneficia da extração ilegal de minérios. Outra ação importante é o enfrentamento do comércio e utilização do mercúrio no processo de extração de ouro”, ressaltou o procurador da República.

O MPF implementou, em 2023, cinco novos ofícios com atribuição na temática socioambiental para atuação na Amazônia Ocidental. Desses ofícios, dois ficam localizados em Manaus, especializados no combate à mineração e ao garimpo ilegais e outros três estão sediados em Brasília, na Procuradoria Regional da República da 1ª Região, com atuação cível e criminal para o combate ao desmatamento a corte raso.

Selo de Excelência Ambiental – Promovida pela Comissão do Meio Ambiente (CMA) do CNMP, a 1º edição do Selo de Excelência Ambiental reconheceu 27 projetos realizados pelo Ministério Público brasileiro. A cerimônia foi transmitida pelo canal do CNMP no YouTube e marcada também pela renovação de importantes parcerias na área do meio ambiente.

foto dos agraciados com o Selo de Excelência AmbientalOs 27 projetos compreendem 18 apresentados no programa Diálogos Ambientais, quatro iniciativas de destaque em 2024, três destaques em tecnologia e dois projetos de excelência do Ministério Público do Trabalho.

Além da atuação no enfrentamento da mineração ilegal, o MPF também recebeu o selo de excelência na categoria “Projetos Destaques em Tecnologia”, pelo sistema GeoRadar. O sistema de dados georreferenciados auxilia em investigações, sobretudo nas áreas de meio ambiente e povos tradicionais.

Confira a relação de todos os projetos agraciados com o selo ambiental

Acesse mais fotos da solenidade de premiação

(Com informações do CNMP)



Fonte MPF