Fiscalização de Atos Administrativos
4 de Novembro de 2025 às 12h22
Atuação do MPF garante modernização da comunicação nas ambulâncias do Samu no RN
Novo sistema de rádios digitais em funcionamento amplia segurança e eficiência no atendimento de urgências em todo o estado

Imagem ilustrativa. Foto: Julia Prado/Ministério da Saúde.
Após atuação do Ministério Público Federal (MPF), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Rio Grande do Norte (RN) informou a implantação de um moderno sistema de comunicação digital entre suas ambulâncias, seus integrantes e a sala de regulação. Os equipamentos de rádio digital já estão em operação nas ambulâncias, resolvendo um problema antigo de falhas na comunicação entre as equipes de rua e a central, situação que colocava em risco a agilidade no socorro aos pacientes e reduzia a eficiência do serviço.
O MPF acompanha a implantação do sistema desde 2019, quando foi instaurado um procedimento administrativo a partir de representação do Sindicato dos Condutores de Ambulâncias (Sindconam/RN), que denunciou dificuldades na comunicação das equipes, que eram obrigadas a utilizar celulares pessoais por falta de equipamentos adequados. Desde então, o MPF monitorou cada etapa do processo, cobrando informações e prazos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da coordenação do Samu/RN.
Como resultado dessa atuação, o serviço passou por uma ampla modernização: foram adquiridos e instalados 120 rádios Tetra digitais (Terrestrial Trunked Radio), sendo 53 para viaturas, 65 portáteis para tripulantes e dois fixos na central de regulação. O novo sistema garante comunicação segura e contínua entre as equipes, inclusive em regiões antes com sinal precário. A implantação foi concluída, em dezembro de 2024, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que firmou Acordo de Cooperação Técnica e cedeu o uso de 26 repetidoras de rádio em todo o estado.
Para o procurador da República Camões Boaventura, responsável pelo procedimento, a atuação reflete o papel do MPF de zelar pela eficiência dos serviços públicos e pela segurança da população. “A comunicação é um dos pilares do atendimento de urgência. O acompanhamento buscou assegurar que o serviço funcionasse de forma ágil, segura e integrada, protegendo tanto os profissionais quanto os pacientes”, destacou.
Procedimento Administrativo nº 1.28.000.001811/2020-43
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte
Fone: (84) 3232-3901
prrn-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_prrn
Fonte MPF


