Direitos do Cidadão
28 de Janeiro de 2025 às 16h55
Atendendo ao MPF, Marinha do Brasil retifica edital e inclui reserva de vagas para candidatos negros
Seleção do 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil convoca profissionais para prestação de Serviço Militar Voluntário; retificação foi publicada nesta terça-feira (28)
Arte: Comunicação MPF/AL
O 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil, situado no Rio Grande do Norte, atendeu à recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e retificou o edital nº 1/2025, divulgado no dia 16 de janeiro. O certame, que convoca profissionais para a prestação do Serviço Militar Voluntário (SVM) temporário como Praças de 2ª Classe da Reserva da Marinha, inicialmente não previa a reserva de vagas para candidatos negros.
A recomendação, de autoria do procurador regional dos Direitos do Cidadão, Bruno Lamenha, recebida pela Marinha em 22 de janeiro, orientou a disponibilização de 20% das vagas para candidatos negros, conforme a Lei nº 12.990/2014, que estabelece cotas raciais em concursos públicos no Brasil.
Além disso, o MPF recomendou a reabertura do prazo de inscrições, a implementação de procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração, conforme a Portaria Normativa nº 4/2018 do Ministério do Planejamento, e a definição de critérios de alternância e proporcionalidade entre ampla concorrência e vagas afirmativas.
A recomendação busca cumprir o preceito constitucional de redução das desigualdades sociais (art. 3º, III) e atender à Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial (1965), da qual o Brasil é signatário. O objetivo é assegurar a legitimidade de medidas especiais para promover o progresso de grupos raciais historicamente afetados pela desigualdade.
O edital retificado foi publicado nesta terça-feira (28), no site do 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil, e já está em vigor. Além das alterações, foi divulgada uma nota informativa direcionada aos candidatos interessados. Os voluntários que desejarem concorrer às vagas reservadas para negros deverão acessar a área do voluntário no site da Marinha entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2025 para realizar a atualização dos dados cadastrais.
A reserva de cotas para candidatos negros promove igualdade no acesso às oportunidades, fortalece a representatividade no serviço público e reforça as políticas de combate à discriminação racial no Brasil, contribuindo para a inclusão de um grupo historicamente afetado pela desigualdade na distribuição de oportunidades.
MPF recomenda inclusão de vagas para negros em seleção da Marinha do Brasil
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Alagoas
(82) 2121-1485/9.9117.4361
pral-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_al
Atendimento ao cidadão
(82) 2121-1400
Fonte MPF