Comunidades Tradicionais
25 de Novembro de 2025 às 14h15
Rua dos Negros (SE): assinada ordem de serviço para reforma e ampliação da Escola Quilombola Antônio Alexandre
A construção de uma creche dentro do território quilombola também foi discutida no encontro

Fotos: MPF
O Ministério Público Federal (MPF) participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço para a reforma e a ampliação da Escola Quilombola Antônio Alexandre, na Comunidade Quilombola Rua dos Negros, em Canindé de São Francisco (SE). O evento ocorreu em 14 de novembro, no povoado Curituba.
“A concretização da obra representa uma vitória para a comunidade quilombola e um resultado da atuação do MPF, que se mobilizou para garantir que a escola fosse mantida e reformada no território, e não transferida para a sede do município”, ressalta a procuradora da República Gisele Bleggi.
O MPF já vinha acompanhando o caso e apurou que o prefeito do município havia manifestado a intenção de não mais construir a escola na área originalmente prevista, pretendendo alterar o objeto do convênio para alocar a escola na área urbana (sede do município).
Após recomendação do MPF, que apontou que a alteração configurava desvio de objeto e causaria prejuízo à funcionalidade do convênio federal, cuja finalidade é atender a área rural, o território quilombola e mais de dez assentamentos do entorno, a prefeitura manteve o posicionamento inicial.
Evento – O evento da assinatura da ordem de serviço contou com a presença da procuradora da República Gisele Bleggi, do prefeito municipal, José Machado Feitosa Neto, do vice-prefeito, Joselildo Almeida, de vereadores e de membros da Comunidade Quilombola Rua dos Negros.
Na ocasião, foram discutidas outras pautas importantes para o território, como a construção de uma creche, que também deverá ser realizada dentro da Comunidade Quilombola Rua dos Negros.
Ao final do evento, a procuradora da República Gisele Bleggi reforçou o compromisso da instituição com a defesa dos direitos dos grupos vulneráveis. “O Ministério Público Federal tem um apreço muito grande pelas comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas. Fiquei responsável, aqui no estado de Sergipe, por cuidar de todos vocês. Então, saibam que meu gabinete estará sempre de portas abertas e que, independentemente de comparecerem, estarei aqui periodicamente para ouvi-los, assegurando que as políticas públicas voltadas ao povo quilombola sejam efetivamente cumpridas”, ressaltou a procuradora.
Acompanhamento – O MPF seguirá no acompanhamento das etapas da obra. Para isso, o órgão já solicitou documentos como o cronograma de execução, o contrato firmado com a empresa e relatórios atualizados sobre o processo licitatório da creche, visando a elaboração de um termo de ajustamento de conduta (TAC) para fins de controle e acompanhamento.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Sergipe
(79) 3301-3837 – para atendimento exclusivo a jornalistas
prse-ascom@mpf.mp.br
Instagram: @mpfsergipe
Facebook: Facebook.com/MPFSergipe
Fonte MPF
