Após atuação do MPF, INSS dobra pontos de atendimento a beneficiários e pensionistas em três cidades de Sergipe — Procuradoria da República em Sergipe

0
47

Direitos do Cidadão

14 de Fevereiro de 2025 às 15h10

Após atuação do MPF, INSS dobra pontos de atendimento a beneficiários e pensionistas em três cidades de Sergipe

Medidas foram adotadas como resultado de audiência pública e recomendações emitidas em setembro

A imagem mostra o interior de uma agência da Previdência Social. Em primeiro plano, há uma fita de isolamento azul com a inscrição "PREVIDÊNCIA SOCIAL" em letras brancas. Ao fundo, algumas pessoas estão em fila, aguardando atendimento. Um homem de camiseta escura está se aproximando do balcão, onde uma funcionária, vestindo uma blusa branca, está atendendo. O ambiente é claro e bem iluminado, com paredes em tons de azul e branco. Há um painel eletrônico visível na parte superior, indicando informações sobre o atendimento. A cena transmite um ambiente de espera e serviço público.


Foto: INSS

Após atuação extrajudicial do Ministério Público Federal (MPF), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dobrou o número de pontos de pagamento para pensionistas e beneficiários em Pacatuba, Brejo Grande e Ilha das Flores, em Sergipe. O número de pontos de recebimento de benefícios e aposentadorias passou de 6 para 12. 

Pacatuba tinha um ponto de pagamento e passou a ter 3, Brejo Grande passou de dois para quatro pontos e Ilha das Flores, de três para cinco pontos de pagamento. A atuação do MPF incluiu audiência pública e o envio de recomendações em setembro de 2024, e envolveu, além do INSS, o Banco Bradesco e o Banco Central.

A medida veio em resposta a reiteradas denúncias de atendimento precário aos aposentados e pensionistas que, devido ao número restrito de pontos de pagamento e à falta de dinheiro em espécie para saque dos benefícios, eram obrigados a enfrentar longas filas ou se deslocar para outros municípios todos os meses nos dias de pagamento.

INSS – De acordo com o INSS, após a convocação do MPF para a audiência pública, em setembro, foi realizada fiscalização nos pontos de pagamento nos três municípios, operados por correspondentes bancários do Bradesco, ficando constatada a falta de dinheiro em espécie para os pagamentos. O INSS, então, emitiu uma notificação ao banco para que se manifestasse sobre a situação. Entre as medidas adotadas pelo Bradesco e acatadas pelo INSS, estavam a abertura dos novos correspondentes bancários e o cadastro desses pontos como órgãos pagadores de benefícios e aposentadorias do INSS. Paralelamente, o INSS também atuou junto à Caixa Econômica Federal para que casas lotéricas fosse cadastradas como órgão pagador.

Nacional – Ainda em atendimento à recomendação emitida pelo MPF, o INSS informou que a licitação para contratação de novas instituições financeiras para pagamento de benefícios e aposentadorias não teve alteração de regras e, assim, foi mantida a obrigação de as instituições financeiras manterem o padrão de qualidade para atendimentos seja em agência bancária, posto de atendimento ou correspondente bancário.

A mudança era pretendida pelas instituições financeiras e impactaria o atendimento dos correspondentes bancários, em relação à disponibilização de dinheiro em espécie para os pagamentos, explica o procurador da República Ígor Miranda, responsável pelo inquérito civil do caso. A manutenção das regras de qualidade tem repercussão nacional e garante melhor atendimento para aposentados e pensionistas do INSS até 2029.

Bradesco – O Banco Bradesco, instituição cadastrada pelo INSS para os pagamentos de aposentadorias, pensões e benefícios na região, informou ao MPF que, para melhorar o atendimento nos três municípios, cadastrou cinco novos correspondentes bancários como órgãos pagadores do INSS. O banco também treinou as equipes dos correspondentes e fez campanha para estimular o uso de cartões de débito e pagamento de contas no comércio local.

Além disso, no período posterior à recomendação, foi designado um gerente comercial em cada um dos três municípios, para acompanhar o período de pagamentos. Para reduzir as filas, de acordo com o Bradesco, nos dias de pico, o horário de atendimento ao público em Pacatuba, Brejo Grande, Ilha das Flores e em Propriá é antecipado em até duas horas. E está sendo realizado o monitoramento do dinheiro em espécie disponível para os pagamentos.

Bacen – O Banco Central, também incluído na recomendação, informou ao MPF que avaliou as ações do Bradesco como suficientes para evitar problemas de numerário e melhorar o atendimento nas cidades de Pacatuba, Brejo Grande e Ilha das Flores.

O procurador da República Ígor Miranda explicou que a atuação extrajudicial, como a feita neste caso, com reuniões e recomendações, é benéfica por trazer melhorias à população em um tempo mais curto que nos casos que, sem acordo, resultam em ações judiciais. “Conseguimos ampliação significativa dos pontos de pagamento e, de acordo com a fiscalização do INSS e do Bacen, houve também melhoria no atendimento ao público nos últimos meses, alcançando o objetivo da recomendação”, destacou o procurador.

 

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Sergipe
(79) 3301-3874 / 3301-3837
prse-ascom@mpf.mp.br
Twitter: @MPF_SE
Facebook: Facebook.com/MPFSergipe

Fonte MPF