animais são reabilitados e devolvidos ao mar em projeto acompanhado pelo MPF — Procuradoria da República no Rio de Janeiro

0
12

Meio Ambiente

5 de Dezembro de 2025 às 16h55

Rio de Janeiro: animais são reabilitados e devolvidos ao mar em projeto acompanhado pelo MPF

Pinguins e uma tartaruga-verde foram soltos em eventos realizados nas últimas semanas na Região dos Lagos

Foto mostra três pessoas segurando os pinguins que serão soltos


Foto: IBW

O Ministério Público Federal (MPF) acompanhou mais uma operação integrada de soltura de animais marinhos reabilitados no litoral fluminense. A ação, realizada em alto-mar, marcou a devolução de Pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) tratados pelo Instituto BW, com apoio da Marinha do Brasil, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do próprio MPF. A presença da instituição na operação, realizada no último dia 23 de novembro,  integra as ações do órgão voltadas à proteção da fauna e ao acompanhamento de políticas públicas relacionadas ao resgate, reabilitação e soltura de animais marinhos no estado. 

Os pinguins haviam sido resgatados debilitados durante o inverno na Região dos Lagos e no Norte Fluminense, pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES), executado pela Petrobras. O projeto está previsto no licenciamento ambiental em virtude das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural offshore da petroleira na região.

Após o resgate, os animais foram encaminhados ao Centro de Reabilitação e Despetrolização do Instituto BW (CRD-RL), em Praia Seca, Araruama, onde passaram por tratamento clínico e manejo especializado até receberem alta médica. A soltura ocorreu na Corrente do Brasil, que auxilia o deslocamento natural desses pinguins rumo às áreas reprodutivas na Patagônia argentina e chilena.

A vice-presidente do IBW e responsável técnica pela reabilitação, Paula Baldassin, destacou que a libertação representa “a conclusão de um processo que envolve planejamento, dedicação e trabalho integrado” e reforça o compromisso coletivo com a conservação da fauna marinha.

Atualmente, o MPF acompanha de perto a execução do programa de resgate de animais na Região dos Lagos executado pela Petrobrás. O trabalho conjunto com as demais instituições garante maior segurança, bem-estar e eficiência em todas as etapas da operação, fortalecendo a atuação articulada para a preservação dos ecossistemas costeiros. 

imagem: BWSoltura de tartaruga – Além da soltura dos pinguins, uma tartaruga-verde também foi devolvida ao mar na Praia do Vargas, em Araruama, no último dia 2 de dezembro, em uma atividade de educação ambiental promovida pelo Instituto BW com participação do MPF e de outras instituições parceiras.

O procurador da República Leandro Mitidieri enfatiza a importância do contexto mais amplo que as duas ações integram. “Todo esse esforço em proteger a vida dos animais e a luta contra a extinção de espécies representam um grau avançado de consciência ambiental, que repensa nossa visão antropocêntrica”, avalia o procurador.

O MPF e as instituições envolvidas alertam que, ao encontrar pinguins, tartarugas, aves ou mamíferos marinhos debilitados ou mortos nas praias, a população não deve tentar devolvê-los ao mar nem colocá-los no gelo. O correto é acionar o telefone 0800 991 4800, canal do Instituto BW no âmbito do programa, e aguardar o atendimento especializado.

 

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Atendimento à imprensa: (21) 3971-9570 
 

 

Fonte MPF