Ainda há vagas para evento em Santarém (PA) que vai discutir prevenção e reação a crimes sexuais virtuais contra crianças e adolescentes — Procuradoria da República no Pará

0
107

Criminal

15 de Maio de 2024 às 17h36

Ainda há vagas para evento em Santarém (PA) que vai discutir prevenção e reação a crimes sexuais virtuais contra crianças e adolescentes

Ciclo de Diálogos será nesta sexta-feira (17)

Arte com destaque para o texto "Crimes sexuais virtuais contra crianças e adolescentes: como prevenir e reagir?". No topo, há o texto "Ciclo de Diálogos". O fundo é preto e há uma foto desfocada de uma criança ou adolescente estendendo a mão para frente em um gesto de parar.


Arte: Comunicação MPF

Seguem abertas as inscrições para participação on-line no ciclo de diálogos “Crimes sexuais virtuais contra crianças e adolescentes: como prevenir e reagir?”, que será realizado nesta sexta-feira (17) em Santarém (PA). As inscrições podem ser feitas em www.mpf.mp.br/pa/dialogos .

No evento, especialistas, profissionais, familiares e membros da comunidade educacional vão discutir estratégias de prevenção e de enfrentamento a esses crimes, com destaque para o papel das instituições, da família e da escola como agentes fundamentais nessa luta.

O ciclo de diálogos é promovido pelo Ministério Público Federal (MPF), como parte do Projeto Guardião da Infância, pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio do Instituto de Ciências da Educação (Iced), e pelo Movimento pela Educação Inclusiva (Movei).

O evento ocorre como parte da campanha Maio Laranja, de combate à exploração e ao abuso sexual infantil no Brasil. O 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.

Programação – O credenciamento começa às 9h30. O evento vai até o final da tarde, com a seguinte programação:

10h às 12h – abertura e mesa 1:
Tema: Combate aos crimes relacionados à pornografia infantil na internet: desafios e perspectivas
Participantes: professora de Política Educacional da Ufopa e integrante do Movei, Lílian Aquino Oliveira, procurador da República e coordenador do projeto Guardiões da Infância, Gilberto Batista Naves Filho, e delegado da Polícia Federal em Santarém, Cláudio Luiz da Silva.
Mediadora: servidora do MPF e coordenadora do Movei, Elysângela Pinheiro

14h às 14h45 – primeira palestra:
Tema: Construindo parcerias efetivas entre Instituições, família e comunidade: boas práticas de integração e colaboração
Palestrante: psiquiatra Heitor Caldas
Mediadora: neuropsicóloga e professora Leonise Oliveira

14h45 às 16h30 – segunda palestra:
Tema: Educação para prevenção e proteção contra crimes sexuais virtuais infantojuvenis: estratégias e desafios
Palestrante: gerente de Programas da organização não governamental ChildFund Brasil, Giane Boselli
Mediador: assessor-chefe do 2º Ofício do MPF em Santarém, Erverson Matheus

Importância da discussão – Os crimes sexuais contra crianças e adolescentes representam uma grave violação dos direitos fundamentais, tanto no mundo real quanto no ambiente virtual.

Com o avanço da tecnologia, os crimes sexuais contra crianças e adolescentes no ambiente digital têm se intensificado. O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br) registrou que o número de denúncias contra abuso sexual infantil na internet bateu recorde em 2023.

A Organização das Nações Unidas (ONU) coletou dados que indicam que aproximadamente uma em cada dez meninas em todo o mundo foi vítima de abuso sexual antes de completar 18 anos.

No Brasil, segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH), o Disque 100 recebeu mais de 95 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes somente em 2020, sendo o abuso sexual uma das principais formas de violência reportadas.

Participação e certificação – É necessário fazer inscrição em www.mpf.mp.br/pa/dialogos . As vagas ainda disponíveis são para participação on-line. Os certificados serão emitidos conjuntamente pelo MPF e pelo Iced/Ufopa, com carga horária de quatro horas e meia.

Ciclo de diálogos “Crimes sexuais virtuais contra crianças e adolescentes: como prevenir e reagir?”

Data: 17 de maio
Horário: a partir das 9h30
Local: Sede do MPF em Santarém, localizada na avenida Marechal Castelo Branco, nº 915, no bairro da Interventoria (também é possível participar on-line)
Inscrições: www.mpf.mp.br/pa/dialogos
Mais informações: (93) 3512-0800/3512-0848/3512-0846/3512-0855 ou prpa-ascom@mpf.mp.br

 

Ministério Público Federal no Pará

Assessoria de Comunicação

Para envio de representações (denúncias) ao MPF, protocolo de documentos ou acesso a outros serviços aos cidadãos: www.mpf.mp.br/mpfservicos 

Para mais informações:

Fonte MPF