agosto lilas – predios — Procuradoria da República no Rio Grande do Norte

0
11

Geral

18 de Agosto de 2025 às 19h0

Agosto Lilás: prédio da PGR recebe iluminação em alusão ao mês de combate à violência contra a mulher

O tema também está em foco durante todo o mês nas plataformas digitais do MPF

Agosto Lilás: prédio da PGR recebe iluminação em alusão ao mês de combate à violência contra a mulher

Foto: Zeca Ribeiro/MPF

A partir desta segunda-feira (18) até o final do mês, o prédio da Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, ficará iluminado na cor lilás. Trata-se de uma iniciativa em apoio à campanha do Agosto Lilás, um marco anual de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres. Além da PGR, outras doze unidades do Ministério Público Federal (MPF) estão iluminadas: as Procuradorias Regionais da República na 1ª, 2ª e 3ª Região e as Procuradorias da República no Acre, no Amazonas, no Distrito Federal, no Espírito Santo, no Mato Grosso, no Pará, na Paraíba, no Rio Grande do Norte e em Santa Catarina.

O combate à violência contra a mulher também está em foco durante todo o mês nas plataformas digitais do MPF. Vale lembrar que agosto foi instituído como o período de proteção às mulheres em homenagem à Lei Maria da Penha (11.340/06), sancionada em 7 de agosto de 2006. Além dessa legislação, o MPF aborda nos conteúdos divulgados em outras duas leis protetivas que também entraram em vigor no mês de agosto: a Lei do Minuto Seguinte (12.845/2013) e a Lei de Combate à Violência Política de Gênero (14.192/2021).

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou recentemente que o número de estupros segue crescendo no país, atingindo majoritariamente meninas negras, muitas delas em idade escolar e vítimas dentro da própria casa. “Esse e outros dados reforçam a urgência de intensificarmos as ações de conscientização e prevenção à violência sexual contra toda e qualquer pessoa, especialmente em relação a crianças e adolescentes, dada a sua maior vulnerabilidade. A violência, que muitas vezes acontece dentro de casa, cometida por pessoas próximas, exige de toda a sociedade um olhar atento e uma mobilização constante para proteger essas vítimas e garantir que tenham acesso à justiça e a políticas públicas eficazes. A campanha Agosto Lilás é um momento fundamental para ampliarmos essa reflexão, conscientizar sobre os direitos garantidos em lei e fortalecer o compromisso coletivo contra todas as formas de violência”, reforça Marcia Morgado, procuradora da República e coordenadora da Comissão Igualdade de Gênero da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do MPF.

Webinário – Como parte da campanha Agosto Lilás, a PFDC promoveu, no dia 6 de agosto o webinário “Vozes que Ecoam na Efetividade das Leis que Visam a Igualdade de Gênero”. O encontro reuniu representantes do sistema de justiça, do governo federal e de movimentos sociais para debater a aplicação das políticas públicas e os avanços e desafios de legislações como a Lei Maria da Penha – que completa 19 anos neste ano – e a Lei do Minuto Seguinte. O combate à violência política de gênero também foi um dos temas discutidos no evento

Fonte MPF