Acontece nas Redes fala sobre os desafios e as conquistas das pessoas com autismo — Procuradoria-Geral da República

0
117

Geral

25 de Abril de 2024 às 17h6

Interesse Público: Acontece nas Redes fala sobre os desafios e as conquistas das pessoas com autismo

O mês de abril é marcado pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O programa mostra a atuação do Ministério Público Federal para garantir os direitos dessas pessoas. Edição inédita vai ao ar nesta sexta (26), às 20h, na TV Justiça

Colagem em fundo cinza com detalhe cor roxo do lado superior esquerdo e logomarca do Interesse Público na cor branca do lado direito.


Arte: Comunicação/MPF

Trazer visibilidade para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e debater temas como a inclusão social, a aceitação e o respeito às pessoas com autismo e seus familiares. Esta semana, no quadro Acontece nas Redes, a repórter Érica Picelli conta as histórias dos irmãos Ângelo e Augusto e do costureiro Bernardo. Ambos têm TEA e fazem sucesso nas redes sociais ao mostrar a rotina e a luta pela real inserção na sociedade. Por meio do Grupo de Trabalho Planos de Saúde, o Ministério Público Federal (MPF) conseguiu garantir a alteração de uma norma da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que limitava o atendimento às pessoas com autismo. A partir desta atuação, os beneficiários de planos de saúde de todo o país passaram a ter direito a número ilimitado de sessões com psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos para o tratamento do autismo.

Controle Externo da Atividade Policial – A cada 100 pessoas mortas pela polícia em 2022, 65 eram negras. Os dados, divulgados em relatório da Rede de Observatórios da Segurança, chamam atenção para a discriminação, a violência e o racismo estrutural contra pessoas negras na atividade policial. Reportagens feitas pelas equipes do IP em Brasília, no Rio Grande do Sul, em São Paulo e na Bahia, mostram diversos casos de abordagens violentas e preconceituosas, baseadas apenas na cor da pele.

O Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) Contra o Racismo na Atividade Policial, vinculado à Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional (7CCR), publicou uma cartilha com propostas para o enfrentamento do racismo institucional no âmbito das forças federais de segurança pública e do sistema prisional. Ao todo, são 43 sugestões de medidas que buscam reforçar o compromisso das polícias federais com a transparência de dados, com a eliminação de desigualdades internas e de práticas discriminatórias no exercício de suas funções. Instituído em 2020, o GTI conta com integrantes de órgãos de Justiça, organizações não governamentais, pesquisadores e representantes das polícias.

Indígenas – No Amazonas, o MPF atua para garantir a implementação da Lei Municipal 2.781/2021. A norma cria a Escola Indígena Municipal e dispõe sobre cargos de professores indígenas, regularização dos espaços de estudos da língua materna e conhecimentos tradicionais indígenas na rede municipal manauara. Apesar de ter sido publicada em 2021, até hoje a lei não foi cumprida e as comunidades seguem sem acesso à educação escolar diferenciada. Em reunião realizada em Manaus, o MPF e a Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime) criaram um Grupo de Trabalho e discutiram temas como a renovação de contrato de professores, aquisição de materiais permanentes para as escolas indígenas com recurso de emenda parlamentar já disponibilizado para a prefeitura e matrícula das crianças indígenas que estão fora das salas de aula. A partir de agora, novas reuniões devem ser realizadas para garantir melhor atuação na defesa dos interesses das comunidades.

No quadro Redação MPF, o repórter Márcio Fontenele apresenta as notícias que foram destaque ao longo desta semana.

Onde assistir – O programa Interesse Público é transmitido em âmbito nacional pela TV Justiça às sextas-feiras, a partir das 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, além de outros dias durante a semana. O programa também é retransmitido por 30 emissoras parceiras em diferentes estados do Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Secretaria de Comunicação Social

Procuradoria-Geral da República

(61) 3105-6409 / 3105-6400

pgr-imprensa@mpf.mp.br

https://saj.mpf.mp.br/saj/

facebook.com/MPFederal

twitter.com/mpf_pgr

instagram.com/mpf_oficial

www.youtube.com/canalmpf



Fonte MPF