ações do MPF buscam reparação às famílias vítimas da crise do oxigênio no Amazonas — Procuradoria-Geral da República

0
15

Geral

30 de Janeiro de 2026 às 15h40

Interesse Público: ações do MPF buscam reparação às famílias vítimas da crise do oxigênio no Amazonas

Veja esse e outros destaques na edição inédita desta sexta-feira (30), na TV Justiça e no Canal MPF, no YouTube

Arte de fundo preto com um retângulo verde no canto superior esquerdo com a frase edição 1.096 e ao lado o nome Interesse Público escrito com letras brancas, abaixo um sininho e a frase inscreva-se no canal


Arte:Comunicação/MPF

Cinco anos após a crise do oxigênio no Amazonas, o Interesse Público (IP) volta ao tema para relembrar uma das maiores tragédias da pandemia de covid-19 no Brasil. A reportagem mostra como o colapso no abastecimento marcou para sempre a vida de famílias que perderam entes queridos e levanta a pergunta que ainda ecoa: por que, mesmo diante de alertas técnicos, nada foi feito para evitar a calamidade? O programa também destaca que relatórios que previam a crise agora integram ações do Ministério Público Federal (MPF) em busca de reparação às vítimas.

A edição também traz um alerta para quem quer pegar uma corzinha neste verão brasileiro: cabines de bronzeamento artificial são proibidas no país. Mesmo assim, na Paraíba, esses estabelecimentos continuam funcionando. O programa mostra quais são os perigos que muita gente ainda ignora ao buscar o “bronze perfeito” e como o MPF tem atuado para impedir essa prática, que causa riscos comprovados à saúde. Uma dica? Melhor pegar o seu protetor solar e aproveitar o sol mesmo!

Outro destaque do IP é a decisão da Justiça, após denúncia do MPF e do Ministério Público de Minas Gerais, que determina a obrigatoriedade de informar a presença do Bisfenol A em determinados materiais e embalagens plásticas. A substância, comum em itens do dia a dia como garrafas, copos, mamadeiras e placas dentárias, está associada a alterações hormonais e a doenças crônicas, como obesidade e diabetes.

De norte a sul do Brasil, o Interesse Público mostra como o MPF atua em defesa da saúde, da cidadania, do meio ambiente, da memória e da justiça, conectando temas locais a questões de interesse nacional.

Onde assistir – A edição inédita do Interesse Público é transmitida nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, a partir das 13h30. Já as reprises são às sextas-feiras, a partir das 19h30; aos domingos, a partir das 18h; e em outros horários durante a semana, de acordo com a grade própria de programação.

Você também pode assistir ao IP em emissoras parceiras em diferentes estados do Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Além disso, também estamos no Canal MPF, no YouTube.

 

 

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
x.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf



Fonte MPF