A pedido do MPF, internauta é condenado pelo crime de injúria em rede social — Procuradoria da República em Pernambuco

0
104

Criminal

26 de Maio de 2025 às 12h20

A pedido do MPF, internauta é condenado pelo crime de injúria em rede social

Postagem continha ofensas contra deputada federal

A imagem mostra uma pessoa segurando e utilizando um smartphone com as duas mãos.


Imagem ilustrativa: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) obteve, na Justiça Federal, a condenação de um internauta de Pernambuco pelo crime de injúria contra a deputada federal Talíria Petrone (Psol/RJ). Em agosto de 2023, ao usar a rede social X (antigo Twitter), ele fez uma postagem em que ofendeu a parlamentar, ao fazer um trocadilho com a palavra deputada, deixando maiúsculas as quatro letras do meio.

O internauta também afirmou que gostaria que o fim dela fosse “parecido com o de sua colega de partido, a Marielle Franco”, assassinada em 2018. A postagem ocorreu enquanto o condenado acompanhava, pela rede social, os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados sobre eventuais ilícitos praticados por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Ele foi condenado a seis meses de detenção, tendo em conta o fato de a conduta ter sido praticada por meio das redes sociais. A Justiça Federal o absolveu da prática de incitação ao crime.

Na ação penal, o procurador da República autor da denúncia, Rodolfo Lopes, argumentou ser nítido o intuito de constranger, mediante violência psicológica, o desempenho da parlamentar, e por motivo fútil consistente em uma discordância sobre um posicionamento pontual.

Processo nº 0803036-58.2023.4.05.8302

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco
(81) 2125-7300
prpe-ascom@mpf.mp.br
http://www.twitter.com/mpf_pe
http://www.facebook.com/MPFederal



Fonte MPF