a ancestralidade como caminho para um presente mais igualitário — Procuradoria-Geral da República

0
39

Geral

10 de Abril de 2025 às 16h55

Interesse Público: a ancestralidade como caminho para um presente mais igualitário

Edição desta semana mostra os detalhes de uma roda de conversa sobre o tema. Esse e outros destaques vão ao ar nesta sexta-feira (11)

arte retangular com fundo preto e o texto Interesse Público - Edição 1054


Chamada

No programa Interesse Público desta semana, você vai acompanhar um encontro promovido pelo Ministério Público Federal (MPF) para abordar a importância do conhecimento ancestral na construção de uma sociedade mais igualitária. O evento contou com a participação de quatro especialistas que trouxeram discussões sobre educação, direitos e sobre a valorização das experiências e sabedorias das pessoas negras para compreender melhor os desafios e conquistas sociais.

Outro destaque é a oficina realizada pelo MPF para a capacitação de gestores locais da região costeira da Paraíba. Entre outros assuntos, o evento abordou a transferência da gestão das praias para os municípios. A iniciativa é parte do projeto Ministério Público Federal pelo Gerenciamento Costeiro (MPF Gerco), criado em parceria com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e o Ministério do Meio Ambiente e do Clima (MMA).

Ainda nesta edição, a equipe do Interesse Público no Amazonas mostra o trabalho do MPF para garantir a habilitação de um ambulatório especializado no atendimento às pessoas trans. Falhas na implementação da política pública de saúde voltada a essa população tem impedido repasses federais e limitado o acesso a tratamentos.

Outros destaques – Em Porto Alegre (RS), membros da Câmara Criminal do MPF e procuradores que atuam nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul se reuniram para para trocar boas práticas e definir prioridades de atuação no combate à criminalidade.

O modelo de transporte da Buser está na mira do MPF, que pede na Justiça a suspensão do serviço em todo o país. Investigações apontam que a empresa pratica concorrência desleal ao operar sem respeitar exigências legais de direito do consumidor e diretrizes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), como a gratuidade para idosos e a regulação tarifária.

Onde assistir – O programa Interesse Público é transmitido nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, a partir das 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, além de outros dias durante a semana. O programa também é retransmitido por 30 emissoras parceiras em diferentes estados do Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode assistir pelo Canal do MPF no YouTube.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf



Fonte MPF