Webinário apresenta integração do Proad-Ouv ao Tramita GOV.BR a servidores (as) da Justiça do Trabalho

0
41

O evento contou com a participação de mais de 500 pessoas e apresentou a plataforma que possui mais de 150 órgãos e entidades conectados.

Computador que na tela possui a logo do Tramita Gov.BR

 

2/8/2024 – O Conselho Superior da Justiça do Trabalho promoveu, na última quarta-feira (31), o Webinário “Integração PROAD-OUV ao Tramita GOV.BR”. O evento apresentou a nova solução para servidores (as) e magistrados (as) da Justiça do Trabalho, em especial aqueles (as) que atuam na elaboração e tramitação de processos administrativos e ouvidorias. 

O Tramita Gov.Br integra sistemas administrativos da Administração Pública da União, Estados e Municípios. São mais de 150 órgãos e entidades conectados à plataforma, incluindo a Justiça do Trabalho com o Proad-Ouv, que é o sistema único de processamento de informações relacionadas ao protocolo, aos processos administrativos e às ouvidorias da instituição.

Mais de 500 pessoas participaram do webinário, que foi realizado em conjunto com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Tribunal Regional do Trabalho da 12º Região (SC), tribunal piloto da solução e responsável pelo desenvolvimento da adaptação técnica do Proad-Ouv para integração ao Tramita Gov.Br.

Eficiência pública

Ao destacar a importância da parceria institucional, o secretário-geral do CSJT, Bráulio Gabriel Gusmão, parabenizou as equipes envolvidas e destacou a importância da integração à plataforma do Governo Federal. “Com o Tramita GOV.BR, não apenas enviamos processos via Proad, mas também para o SEI e mais de 150 órgãos da administração pública que utilizam diferentes sistemas”, afirmou.

A secretária adjunta de Gestão e Inovação (Seges) do MGI, Kathyana Buonafina, destacou os benefícios da plataforma, que faz parte do ecossistema do Programa de Processo Eletrônico Nacional (PEN). “O que ganhamos com isso é economia de tempo na tramitação, redução de custos, mais agilidade e segurança na tramitação dos dados”, disse. “Potencializar a digitalização nos permitirá atender melhor o cidadão com essas soluções integradas”, completou. 

Ao celebrar a integração da Justiça do Trabalho à plataforma, o diretor da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica do TRT da 12ª Região, Gustavo Ibarra, afirmou que, além da agilidade e redução de custos, a implantação do Tramita GOV.BR na Justiça do Trabalho promoverá maior eficiência e segurança, facilitando a integração entre órgãos e sistemas, ao tornar a tramitação 100% digital. “A integração do Proad com o Tramita é um marco significativo para a Justiça do Trabalho, permitindo maior agilidade, segurança e controle”.

Parceria estratégica

A Justiça do Trabalho chegou ao Tramita Gov.Br por meio da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica, que permite que os produtos digitais nacionais para tramitação de processos administrativos e das ouvidorias da Justiça do Trabalho (SEI e PROAD-OUV) passam a integrar o rol “Sistemas de Processo Administrativo Eletrônico” do plataforma.

A partir de agora, centenas de órgãos da União, dos Estados e Municípios que integram o Tramita Gov.Br podem receber e enviar processos administrativos para o judiciário trabalhista. O acordo também autoriza o CSJT a administrar e viabilizar a implantação e a utilização do Tramita Gov.Br no âmbito das unidades que compõem a Justiça do Trabalho, dispensando a necessidade de assinatura de acordos de cooperação individuais pelo TRTs.

Com informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)

$(‘#lightbox-gijo_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var gijo_autoplaying=false;
var gijo_showingLightbox=false;
const gijo_playPauseControllers=”#slider-gijo_-playpause, #slider-gijo_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-gijo_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: gijo_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
‘,
nextArrow:
‘,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
]
});
$(“#slider-gijo_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});

Liferay.on(“allPortletsReady”, function() {
$(‘#header_custom_print’).attr(‘href’, $(“[title*=’Imprimir’]”).children().attr(‘href’));
})


Fonte CSTJ