Com histórias, fotos, gráficos e vídeos, esta é mais uma edição do ‘Janela TRT – Reportagens Especiais’, plataforma de conteúdo multimídia do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso.
Imagem referente à reportagem multimídia ”Vozes Negras” do TRT-23 (MT)
18/11/2024 – Benedita, Cristina, Lupita, Tereza. Cada nome, uma trajetória de vida contada na reportagem ‘Vozes Negras’, lançada na semana do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20). Com histórias, fotos, gráficos e vídeos, esta é mais uma edição do ‘Janela TRT – Reportagens Especiais’, plataforma de conteúdo multimídia do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso.
A nova edição do Janela TRT está disponível neste link.
Desta vez, o convite para olhar além, metáfora que explica o nome ‘Janela TRT’, aborda a importância da diversidade racial no mercado de trabalho. Por meio de narrativas que mostram o racismo estrutural e a importância da representatividade, a iniciativa pretende promover reflexões sobre os avanços e conquistas sociais que ainda precisam ser alcançadas.
Os leitores vão conhecer histórias como a de Benedita da Costa, primeira quilombola doutora em educação em Mato Grosso; da multiartista Lupita Amorim que reflete sobre as dificuldades passadas por pessoas pretas e trans para se manterem em universidades e mercado de trabalho, e do casal de médicos Luiz Augusto dos Santos e Teresa Cristina dos Santos.
A reportagem faz parte das iniciativas de equidade racial promovidas pelo TRT/MT. As ações estão alinhadas com o Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial e com o Prêmio Equidade Racial, do CNJ, no qual o TRT/MT conquistou o segundo lugar nacional em 2024.
Conforme apontou a presidente do TRT/MT, desembargadora Adenir Carruesco, ao se trabalhar equidade racial, muitos outros temas caros à Justiça do Trabalho também são contemplados. “A mulher negra é a mais discriminada entre as discriminadas, quando falamos em combate ao trabalho infantil, a maioria das vítimas são crianças negras, do mesmo modo as pessoas aliciadas pelo trabalho escravo. A questão racial perpassa as outras desigualdades”, afirma.
Janela TRT
A primeira edição do Janela TRT surgiu em 2018 com a proposta de tratar assuntos empregando textos, fotos, vídeos e gráficos. Além de informar, a perspectiva é prender a atenção do leitor com assuntos humanizados, abordagens diferenciadas, contribuindo para a ampliação do debate.
O nome Janela é uma metáfora, um convite para “se olhar além”. Quando uma janela se abre é possível ter uma visão mais ampla do mundo. Essa é a proposta da série de reportagens especiais produzida pela Coordenadoria de Comunicação Social do TRT/MT.
Para acessar o conteúdo, inclusive de celulares e tablets, basta digitar o endereço: www.trt23.jus.br/janelatrt
Fonte: TRT da 23ª Região
$(‘#lightbox-hnmh_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var hnmh_autoplaying=false;
var hnmh_showingLightbox=false;
const hnmh_playPauseControllers=”#slider-hnmh_-playpause, #slider-hnmh_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-hnmh_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: hnmh_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
‘‘,
nextArrow:
‘‘,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
]
});
$(“#slider-hnmh_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});
Liferay.on(“allPortletsReady”, function() {
$(‘#header_custom_print’).attr(‘href’, $(“[title*=’Imprimir’]”).children().attr(‘href’));
})
Fonte CSTJ