Vem aí a 1ª Maratona de Linguagem Simples no Judiciário!

0
6

15/9/2025 – Os Laboratórios de Inovação do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (Lírio/TRT-RJ); do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Liods/TRF-2), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (IdeaRio/TJRJ) e do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (Liods/TRT-19) se uniram para lançar um desafio inédito: a 1ª Maratona de Linguagem Simples no Judiciário. A iniciativa pretende enfrentar um problema urgente: o uso de uma linguagem complexa e inacessível na comunicação jurídica. Cada etapa foi pensada para capacitar magistrados(as), servidores(as), advogados(as) e estudantes de direito a simplificarem a linguagem para tornar as informações mais claras, diretas e acessíveis.

O ponto de partida é simples: se a Justiça é para todos(as), a linguagem também precisa ser. Assim, como em uma corrida, o percurso exige preparação e esforço, mas garante, na linha de chegada, a recompensa da inclusão e da cidadania. A maratona combina teoria e prática: os(as) participantes irão realizar atividades que incluem cursos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), leituras, vídeos, produção de textos simplificados e aplicação de elementos do Direito Visual. Clique aqui para visualizar as atividades.

Para participar, inscreva-se, até o dia 30/9, por meio deste formulário.

Depois de finalizar as atividades propostas para cada etapa, os(as) participantes devem preencher, até o dia 10/10, o formulário de comprovação, assinalando as atividades cumpridas. No próprio formulário deverá ser anexado o certificado de conclusão do curso correspondente à etapa concluída.

A abertura da maratona será feita em uma live no dia 19/9 (sexta-feira), às 15h, no canal do TRT-RJ no YouTube. Os(As) convidados(as) irão conversar sobre seus projetos ligados à Linguagem Simples no Judiciário. A live terá a participação do escritor e juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-ES) Carlos Medeiros da Fonseca e do legal designer e servidor do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) Fernando Barros. A mediadora será a coordenadora do Laboratório de Inovação do TRT-RJ (Lírio), Priscila Rodrigues da Silva.

No fim do percurso, os(as) maratonistas conquistarão selos de reconhecimento: “Entusiasta da Linguagem Simples”, “Agente de Linguagem Simples” e “Agente de Linguagem Simples e Direito Visual”. Após a conferência pela equipe organizadora da maratona das respostas dos(das) participantes e dos documentos juntados, será encaminhado ao(à) participante, por e-mail, o selo ou os selos conquistados. Os selos serão digitais, em dois formatos: um em forma de diploma e outro de post para Instagram, que poderão ser publicados nas redes sociais de cada um(a). Mais do que o reconhecimento, esses selos simbolizam uma mudança cultural no Judiciário e a adesão a uma comunicação que realmente entrega o direito a quem dele precisa.

Veja abaixo o depoimento da maratonista em linguagem simples, juíza titular da 74ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro e atual coordenadora do Núcleo de Pesquisa Patrimonial (Nupep), Fabrícia Aurélia Lima Rezende, contando o que a motivou a participar da maratona:

“Minha maior motivação vem de uma ideia que defendo desde os tempos da faculdade. Penso que o jurisdicionado deve entender, por si só, as decisões que são proferidas contra ou a seu favor. A meu sentir, o papel principal do advogado, o qual é essencial à Justiça, é buscar tecnicamente o direito do seu cliente. Porém, este tem o direito de entender o que foi dito pelo Poder Judiciário e porque foi vencido ou vencedor na demanda. Sem contar que a linguagem simples aproxima o Judiciário do jurisdicionado”.

A maratona apoia dois importantes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU — o ODS 10 (redução das desigualdades) e o ODS 16 (paz, justiça e instituições eficazes). Afinal, adotar a linguagem simples é um caminho para garantir o acesso à justiça!

Em caso de dúvidas durante a maratona, entre em contato com o Laboratório de Inovação do TRT-RJ pelo e-mail lirio@trt1.jus.br.

Então, que tal você exercitar o seu “animus simplificandi” e trocar o “juridiquês” pelo “simplifiquês”? Venha com a gente ser um maratonista da linguagem simples!

 

Fonte: TRT da 1ª Região 

Fonte CSTJ