TST faz mediação entre ECT e empregados para facilitar a negociação coletiva

0
1

12/12/2025 – O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Caputo Bastos, conduziu nessa quinta-feira (11), audiência de mediação entre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e as federações que representam seus empregados que resultou em proposta da empresa que será submetida à assembleia da categoria. O sindicato se comprometeu a informar o resultado à Vice-Presidência do TST até o dia 17 de dezembro.

A reunião ocorreu a partir de um pedido de Mediação e Conciliação Pré-Processual (RPP) da ECT diante de um indicativo de greve para o dia 16 de dezembro anunciado pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) e pela Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Findect).

O ministro Guilherme Caputo Bastos elogiou a postura das partes, destacando a disposição ao diálogo. Segundo ele, a abertura ao entendimento reforça a importância da negociação coletiva como instrumento de pacificação e construção de soluções equilibradas no âmbito trabalhista. 

Ao final, o ministro destacou que a Vice-Presidência do TST permanece à disposição para atuar como mediadora nas próximas rodadas de negociação, sempre com o objetivo de construir um acordo definitivo que seja benéfico para os trabalhadores, para a empresa e para toda a sociedade.

(Dirceu Arcoverde/CF)

Fonte TST