9/12/2025 – O Tribunal Superior do Trabalho (TST) e a Fundação Biblioteca Nacional selaram uma parceria para promover a leitura e a cultura entre adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade no Ceará. Como parte das ações do projeto “Partiu Aula”, a Biblioteca Nacional doou 2.752 livros, reunindo 74 títulos, que serão utilizados na criação de salas de leitura em escolas e unidades do sistema socioeducativo de Caucaia (CE). A lista completa dos exemplares inclui obras de literatura, poesia, história, artes e cultura brasileira que irão ampliar repertórios e estimular o pensamento crítico dos adolescentes atendidos pelo projeto.
A doação marca o início de uma cooperação inédita entre as duas instituições, voltada à formação cidadã de adolescentes e à promoção do trabalho digno por meio do acesso à cultura escrita. Para viabilizar a chegada do material ao Ceará, a ação contou com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que transportou os livros do Rio de Janeiro até Natal (RN). Os exemplares foram retirados pela polícia judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, que será responsável pela distribuição às escolas e unidades participantes do projeto.
“Leitura, cultura e tecnologia são caminhos que fortalecem a autonomia e a dignidade, especialmente em territórios marcados pela vulnerabilidade”, afirma o presidente do TST, ministro Vieira de Melo Filho. “Ao chegar a Caucaia, esse acervo simboliza a presença do Estado onde ela mais importa: junto dos adolescentes que constroem o futuro.”
Solidariedade institucional
A parceria entre o TST e a Biblioteca Nacional nasceu com foco no sistema socioeducativo e em territórios com alta vulnerabilidade social. A iniciativa prevê, além da doação de livros, a formação de mediadores de leitura e a oferta de atividades culturais que estimulem o desenvolvimento integral dos adolescentes.
Para o presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, o acordo é um marco de solidariedade institucional. “O ineditismo resulta da responsabilidade social de nossas respectivas missões. Juntas, promovem um potencial importante através da leitura como prática de afirmação da liberdade e da subjetividade. Essa é a tarefa que cumprimos em sintonia republicana.”
“Partiu Aula”
O envio dos livros integra o conjunto de atividades realizadas pelo TST e pelo TRT-7 em Caucaia, onde o projeto “Partiu Aula” promoveu rodas de conversa, batalhas de rimas e atividades culturais comandadas pelo rapper e ativista Rafa Rafuagi. O projeto já mobilizou mais de 760 estudantes, com impacto indireto de mais de 2 mil pessoas, e prepara os jovens para se tornarem multiplicadores em suas comunidades.
Além dos livros, o TST doou 100 computadores para laboratórios de informática de escolas da região.
(Flávia Félix/CF)
Fonte TST
