Unidade produz e gere dados oficiais, promove pesquisas empíricas e subsidiar a formulação de políticas públicas na Justiça do Trabalho
8/7/2025 – O Tribunal Superior do Trabalho criou, em maio deste ano, o Centro de Pesquisas Judiciárias, Estatística e Ciência de Dados (CPJED). O objetivo é fortalecer a produção de conhecimento e qualificar a formulação de políticas públicas na Justiça do Trabalho. A iniciativa reforça o compromisso do TST com a gestão baseada em evidências, a inovação e o uso estratégico de dados.
O CPJED funciona como órgão permanente do Tribunal, com autonomia administrativa e estrutura própria. Sua missão é atuar na produção e na gestão de dados oficiais e na promoção de pesquisas empíricas, além de subsidiar o planejamento e a avaliação de políticas públicas tanto no âmbito do TST quanto em toda a Justiça do Trabalho.
Estrutura e liderança
O centro é atualmente dirigido pelo ministro Douglas Alencar Rodrigues e supervisionado pelo juiz Cristiano Siqueira de Abreu e Lima e pela Secretaria de Pesquisa Judiciária, Estatística e Ciência de Dados (SEPJD). A secretaria é responsável pela execução das atividades técnicas, organizadas em três coordenadorias: de pesquisa judiciária, de estatística e de ciência de dados. A atuação integrada dessas unidades garante uma abordagem multidisciplinar e voltada à excelência no uso de dados e evidências no processo decisório institucional.
Atribuições estratégicas
Entre as principais atribuições do CPJED estão o desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão, com uso de inteligência artificial, a gestão e a validação das bases de dados oficiais da Justiça do Trabalho, a coleta a consolidação, a análise e a divulgação de dados estatísticos e a elaboração de relatórios e diagnósticos sobre temas estratégicos. O centro também deve contribuir para a formulação de indicadores e metodologias voltadas ao aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.
Solicitações de estudos e dados
Para realizar pedidos de estudos e relatórios, os interessados devem utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e preencher o Requerimento de Oficialização de Demanda. Pedidos de menor complexidade, como consultas pontuais, podem ser encaminhados diretamente para o email sepjd@tst.jus.br ou pelo site do CPJED.
Fonte TST