TST convoca Seção de Dissídios Coletivos para julgar eventual deflagração de greve nos Correios

0
3

 

22/12/2025 – Em razão da possibilidade de paralisação, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, convocou ministras e ministros integrantes da Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) para que fiquem de prontidão, caso seja necessária a realização de julgamento imediato, mesmo durante o recesso.

O TST tem atuado há semanas na busca por uma conciliação entre trabalhadores e a empresa pública, o que parece não ter sido alcançado por conta de uma possível rejeição da proposta formulada pelo tribunal por parte dos empregados.

A presidência destaca que a convocação da SDC ocorre diante do risco de que a greve, ainda que restrita a algumas unidades da Federação, afete a prestação de serviços em um momento emblemático para o país, como as festas de fim de ano.

Conflitos coletivos

A Seção de Dissídios Coletivos (SDC) do TST é composta por nove ministros, incluindo o presidente e o vice-presidente do tribunal, além do Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho. A SDC julga questões trabalhistas complexas, como greves, acordos e convenções coletivas, tendo o poder de criar normas para reger relações de trabalho quando há conflitos coletivos, buscando a pacificação entre capital e trabalho.

Veja também: TST determina manutenção de 80% do efetivo dos Correios durante greve.

(Secom/TST – Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Fonte TST